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Cardoso de Almeida
Paraguassu Paulista
Sapezal
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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E. F. Sorocabana
(1916-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PARAGUAÇU
PAULISTA
(antiga PARAGUASSU, ARAGUASSU e
PRESIDENTE WASHINGTON)
Município de Paraguaçu Paulista, SP |
Linha-tronco original - km 656,882
(1924); km 643,869 (1931) (*); km 595,936 (1960) (**) |
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SP-2657 |
Altitude: 488 m |
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Inauguração: 23.03.1916 |
Uso atual: departamento de turismo da Prefeitura (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1960 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: "Domingos
Paulino Vieira realiza nos primeiros anos da década de 1910, o loteamento
das terras no entorno da estação ferroviária denominada "Estação de
Monte Alegre", e que havia sido definida pela ferrovia que se instalava
na região, dando origem ao povoado que ficou conhecido como "Moita
Bonita", distante 6 km de Conceição de Monte Alegre".
O nome da estação durante sua construção
se devia ao fato de estar localizada no então município
Conceição de Monte Alegre, com sede a 5 km da
estação. Esta antiga sede é hoje um pequeno distrito
afastado da cidade de Paraguaçu Paulista.
Construída finalmente em 1915, a estação foi aberta ao tráfego no
ano seguinte com o nome de Paraguassu.
Em 1926, ganhou um novo prédio.
Em 1930, o nome foi alterado para Presidente Washington.
Com a revolução do final desse ano, vencida por Vargas, o nome
anterior foi retomado em 15/03/1931.
Em 1948, por um curto espaço de tempo, tanto a cidade como o município
passaram a se chamar Araguassu e, já em 1949, a estação e a
cidade passaram a se denominar Paraguaçu Paulista.
Em 1957, o prédio da estação foi reconstruído,
tendo a área ampliada, pela Construtora Albuquerque-Takaoka
e, em 1960, ele foi terminado.
Em 2008, a antiga estação, desativada em 16/01/1999 com a passagem
do último trem de passageiros nesse dia, servia como sede do Conselho
Tutelar da cidade. Foi reformada em 2011.
Em 2023, a estação de Paraguaçu Paulista estava totalmente restaurada pela Prefeitura Municipal e havia-se tornado o Departamento de Turismo e Cultura local.
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1922
AO LADO: Dois novos trens para Paraguassu
(O Estado de S. Paulo, 31/5/1922). . |
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1922
AO LADO: A pequena estação passava a ser distrito do município de Conceição de Monte Alegre
(O Estado de S. Paulo, 14/6/1922). . |
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1923
AO LADO: A cidade cresce em dois anos e deverá
ganhar um depósito para as locomotivas da Sorocabana
(O Estado de S. Paulo, 5/4/1923).
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1923
AO LADO: A partir de agora, trens diarios entre Bernardino
de Campos e Paraguassu (O Estado de S. Paulo, 19/5/1923).
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1924
AO LADO: Dificuldade com o transporte de produtos em Paraguassu
pela Sorocabana. Apesar do que o diretor afirmou na reportagem,
isto era comum não somente em toda a Sorocabana, mas
também em todas as ferrovias do Brasil. (O Estado de
S. Paulo, 13/4/1924).
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ACIMA: Após a revolta de 1924 na cidade de São
Paulo, revolucionários fugiram no final de julho para a Alta
Sorocabana, causando caos em diversos pontos e em vários municípios,
usando-se de duas estações para desembarcarem e espalharem-se:
Regente Feijó e Paraguassu Paulista (CLIQUE SOBRE A MATÉRIA
PARA VÊ-LA INTEIRA) (O Estado de S. Paulo, 28/10/1924).
1925
AO LADO: Terreno foi doado à ferrovia e não
usado em Paraguassu (O Estado de S. Paulo, 29/8/1925).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 300 m; 1934 -
Construção de casas para portadores
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1930
AO LADO: Mudança do nome da estação
em 1930. Não durou muito (Folha da Manhã, 8/6/1930).
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ACIMA: Passageiros desembarcam em Paraguaçu
Paulista, possivelmente anos 1960 (Foto Bernadet Paiola Oliveira).
ACIMA: Pessoal junto ao trem da Sorocabana
em Paraguaçu Paulista (Autor e data desconhecidos).
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2008/9
AO LADO: A triste notícia publicada no O Estado
de S. Paulo em 3/1/2009 noticiava que na noite de 31 de dezembro
de 2008 a locomotiva Avonshire, ex-Sorocabana, foi incendiada
juntamente com o carro de passageiros, este destruído.
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ACIMA: A velha placa de quilometragem ferroviária
é hoje praticamente inútil, mas serve como lembrança
de um tempo em que havia trens de passageiros (Foto José Henrique
Bellorio em junho de 2011).
ACIMA: A fachada da estação em 2023 (Foto Arnaldo Bernardo em julho de 2023).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo;
Bernadet Paiola Oliveira; José H. Bellorio; Fábio Vasconcellos;
O Estado de S. Paulo, 1923, 1924, 1925 e 2009; Folha da Manhã,
1930; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas,
1986; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, em 1986. Foto do relatório da
Fepasa, 1986 |
A estação em 2002. Foto Fábio Vasconcellos |
A estação em 2002. Foto Fábio Vasconcellos
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A estação restaurada, em junho de 2011. Foto José
H. Bellorio |
A estação em 24/1/2017. Foto Silvio Rizzo |
A plataforma da estação em julho de 2023. Foto Arnaldo Bernardo |
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Atualização:
28.07.2023
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