A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Paraguassu Paulista
Sapezal
Santa Lina
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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Sorocabana Railway (1916-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
SAPEZAL (antiga CARAMURU)
Município de Paraguassu Paulista, SP
Linha-tronco original - km 668,563 (1924); km 655,536 (1931) (*); km 607,603 (1960) (**)   SP-1541
Altitude: 535 m   Inauguração: 23.03.1916
Uso atual: reforma (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sapezal foi aberta em 1916, tendo sido ponta de linha durante três meses, até que fosse aberta a estação de Quatá. Uma notícia publicada no jornal em 1916 anunciou em 19 de abril que a inauguração da estação foi nos dias anteriores (ao contrário da fonte que cita 23 de março).

A abertura da estação aumentou os preços das terras na região: um anúncio publicado em 1917 oferecia à venda a fazenda do Caxoeira (com x mesmo e com terra massapé de primeira), todas em matas e madeira de lei (O Estado de S. Paulo, 17/8/1917).

Em 1919, as reclamações eram que as correspondências endereçadas a Sapezal iam parar em Conceição do Monte Alegre (que nem linha férrea tinha) e os moradores tinham que para lá se dirigir para buscá-las.

A história conta que, em 1924, imigrantes letões ali desceram, vindos de trem numa viagem de 22 horas, diretamente do navio que os trouxe da Europa. Da estação de Sapezal, seguiram a pé por 31 quilômetros para uma região entre o que são hoje as cidades de Quatá e Tupã, além do rio do Peixe, onde fundaram a colônia batista letã de Varpa (espiga, em letão). Varpa viveu dias faustosos durante os anos 1930 e 1940, mas hoje está praticamente vazia e abandonada - ver quadro logo abaixo.

Em 1929, a então vila de Sapezal ganhou luz elétrica. Quem providenciou isto foi a empresa de José Giorgi, cidadão com muita influência em toda aquela região (O Estado de S. Paulo,
29/3/1929
).

No dia 1o de maio de 1934, o nome da estação foi alterado para Caramuru, mas a mudança não demorou muito e foi revertida.

De qualquer forma, a estação de Sapezal chegou a ser sede de município entre 1935 e 1937, mas voltou a ser distrito, hoje de Paraguaçu Paulista (veja caixa abaixo). Não se se desenvolveu, na verdade regrediu.

A estação em si já em 1986 estava fechada e abandonada, sem portas e janelas, com a cobertura da plataforma apenas tendo sua armação metálica e sem partes do telhado, como afirmava o relatório da Fepasa.

Em 2003, o prédio continuava ali, num ambiente ainda bucólico, mas reformado e servindo de moradia. "Sapezal é um bairro com várias casas de alvenaria e também de madeira. Há uma capela
muito simpática no local, com um coreto e tudo. Há até cemitério! Na estação há pessoas morando e as portas, do lado da plataforma, foram lacradas rusticamente com tijolinhos. O logo da EFS continua na lateral do prédio. Mais ao fundo da estação há uma antiga casa de turma, também com o logo da EFS. Uma senhora reside no local. Um local muito bonito, bonito mesmo..." (Adriano Martins, 01/2003).

A estação foi restaurada em 2009: o jornal Folha da Estância publicou uma fotografia mostrando-a (ver abaixo).

Em dezembro de 2010, a estação continuava um brinco: um girador de locomotivas para o trem que vem de Paraguaçu alguns fins de semana poder virar ali havia sido colocado no pequeno pátio. O resto era uma vila pequeníssima e abandonada: quase uma cidade fantasma. Foi minha únioca viagem até lá, da quel não pude registrar fotografias.

Em 2014 havia esporadicamente um trem turístico em alguns fins de semana entre Paraguassu Paulista e Sapezal, puxado por uma velha locomotiva a vapor originalmente da família Giorgi e doada à Prefeitura. O trem não roda mais desde o início de 2016.

Em 2017, a estação ainda estava ali em estado externo razoável e o girador, colocado no pátio para que a locomotiva fizesse a volta no passeio turístico, ainda estava também.

Em 2023, a estação estava em final de reforma.


ACIMA: Horarios entre Ourinhos e Santo Anastacio em 1919 - CLIQUE PARA VER TODO O HORÁRIO E LEGÍVEL (O Estado de S. Paulo, 10/12/1919).
AO LADO: Proposta para alteração de nome da estação (O Estado de S. Paulo, 16/9/1925).

ACIMA: Horario para a linha do Tibagy, de Assis a Bartira, a Rancharia e a Regente Feijó, em 1927 - CLIQUE PARA VER TODO O HORÁRIO E LEGÍVEL (O Estado de S. Paulo, 10/3/1927).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de um armazém

1934
AO LADO:
O trem da EFS e o correio não se acertam hos horários (O Estado de S. Paulo, 15/6/1934)
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1934
AO LADO:
Criado o município de Sapezal (O Estado de S. Paulo, 18/12/1934)
.
1938
AO LADO:
O município criado em 1934 foi extinto no final de 1938 (O Estado de S. Paulo, 21/12/1938)
.
VARPA
"Meu nome é Antenor de Barros Leite Filho. Estou com 69 anos. Sou paulista de Santo Anastácio, SP. Hoje moro em Itaipava, no município de Petrópolis. Até os 18 anos, cresci entre a Sorocabana e a Alta Paulista - Santo Anastácio, Tupã, Quatá e Sapezal. Quando morávamos em Tupã, íamos, todo ano, julho e dezembro, de férias para a fazenda de meu avô português, João Maricato, que se situava em frente à estação de Sapezal. A fazenda para nós, crianças, era uma maravilha, extensa, com um pomar enorme, cheia de pássaros, gambás... Assim, foi com a mais profunda emoção que li o texto e vi as fotos sobre estação de Sapezal. Naquela foto de 1934, certamente estão tios meus ainda rapazes e possivelmente até meu avô, que por ali labutou vindo de Jaboticabal. Éramos cinco irmãos que adorávamos aquele lugar. Entretanto, depois da morte de meus avós e com as guinadas da vida, nunca mais voltamos por ali. Gostaria de acrescentar que em minha juventude conheci muito os "letos da Varpa". Muitos estudaram comigo nos Colégios de Tupã (Milia Tupes, Genaites, Forstman). E havia outra colônia de "letos" perto da Varpa chamada Palma, onde era muito forte o aspecto do trabalho comunitário".
AO LADO: Antenor de Barros Leite Filho, junho de 2008.

ACIMA: O resto da vila, além da estação, não é muito mais do que isto: esta é a cena a um quarteirão da pequena estação. Uma (quase) cidade fantasma, fotografada aqui em 28 de dezembro de 2010 (Foto Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: O girador em 15/5/2017 (Foto Silvio Rizzo).

ACIMA: A praça refeita em frente à estação (Foto Arnaldo Bernardo em 18/7/2023)

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1916 a 1999. Ao lado, um deles no pátio de Rancharia, em 1992. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968: SP-Botucatu e Botucatu-Pres. Epitacio e SP-Mairinque (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo; José Carlos Daltozo; Adriano Martins; Antenor de Barros Leite Filho; Glaucio Conde; Folha da Estância; FEPASA: Relatório de instalações fixas, 1986; O Estado de S. Paulo, 1916-17, 1919, 1925, 1927, 1929 e 1938; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1934, com pessoas ligadas à campanha constitucionalista. Foto cedida por Glaucio Conde

Estação de Sapezal, abandonada em 1986. Foto do Relatório de instalações fixas da Fepasa, 1986

Estação de Sapezal, abandonada em 1986. Foto do Relatório de instalações fixas da Fepasa, 1986

O armazém de Sapezal, em 2000. Foto José Carlos Daltozo

Reformulada, a estação como moradia, em 2000. Foto José Carlos Daltozo

Estação de Sapezal em 01/2003. Foto Adriano Martins

Acima e ao lado direito, casas de turma da Sorocabana em Sapezal, em 01/2003. Fotos Adriano Martins

A estação restaurada, em foto de 2009. Folha da Estancia

A estação, em 15/5/2017. Foto Silvio Rizzo

A estação em 1/6/2023. Foto Arnaldo Bernardo
 
     
Atualização: 25.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.