|
|
...
No ramal de Agudos original (1903-1941):
Ayrosa Galvão-velha
Pederneiras
Itatingüi
...
No tronco oeste
(1941-2001):
Airosa Galvão
Pederneiras
Carajás
...
Saída para o ramal de Bauru (1910-1941):
Guaianás-velha
...
Saída para o ramal de Agudos (1941-1966):
Itatingüi
...
Tronco oeste CP-1970
...
Comparando o tronco oeste (1941) com o ramal de Agudos (1941-66) Autor:
Ricardo Bagnato s/ Google Maps
...
IBGE-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1903-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PEDERNEIRAS
Município de Pederneiras, SP |
Linha-tronco oeste - km 302,613 |
|
SP-1361 |
Altitude: 476,892 m |
|
Inauguração: 01.10.1903 |
Uso atual: Centro Cultural (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pederneiras foi aberta em 1903, como ponta de linha do ramal
de Agudos.
Em 1905, o ramal foi estendido até Piratininga, e, a partir
de 1910, passou a ser a estação de saída para o novo ramal de Bauru,
que seguia para essa cidade e se encontrava com a Noroeste. O prédio
da estação atual é de 1913.
Com a retificação das linhas da Paulista em 1941, Pederneiras
passou a fazer parte do tronco oeste, com a linha agora vindo de Jaú,
e o novo, e mais curto, ramal de Agudos passou a sair dessa
estação, para terminar em Piratininga. Em 1966, esse ramal
foi extinto.
A estação foi ocupada por alguns anos pela Ferroban
depois da privatização da Fepasa em 1998, mas logo depois
foi abandonada, tendo sido depredada e saqueada.
"Estive agora cedo em Pederneiras, e aproveitei para passar
na gare da velha CP. Numa manhã linda pós-chuva de madrugada, aquele
cenário tétrico, destoando da maravilha do azul do céu. A começar
pela praça fronteiriça, típica dos anos 50, simples, mas bonita e
original, passaram literalmente um trator sobre ela e não sobrou nada!
Pelo jeito vão fazer alí algo mais moderno. Na estação,
o piso hidráulico do saguão das bilheterias já está afundando, as
dependências do bar estão abertas, portas roubadas... E levaram o
mármore do quase secular balcão. Em todas as demais salas, só sobrou
os batentes das portas. Onde ficava o relógio interno, dá prá ver
a cor original da primeira pintura da estação com os desenhos em detalhe.
Algumas folhas de zinco da gare já começam a se soltar. Do mictório
já estão roubando as telhas. Um arrimo na parte oeste da plataforma,
feito de dormentes de aço cruzados, estes já foram todos quase roubados.
O arrimo só está agora nas pedras, e pode ruir em pouco tempo. O galpão
de cargas tem uma placa: proibido entrar, mas as portas estão todas
abertas. Curioso é que mesmo após anos daquele prédio sem abrigar
cargas e com as portas abertas, o cheiro de café está impregnado no
local. Entrar alí é viajar um pouco para o passado. Nas linhas 4 e
5, muitos vagões de carga tiveram os bronzes das caixas dos eixos
roubados. As casas da colônia ocupadas por invasores. As casas à
beira da linha 1 já estão adquirindo características de favelas. É
um cenário dantesco para quem no passado passou alí e só via limpeza
e organização" (Edson Castro, 06/2005).
Em 30 de junho de 2008, a estação foi entregue totalmente
restaurada para ser um Centro Cultural do município.
No princípio dos anos 2000, a Ferroban construiu um ramal para,
da estação, atingir o rio Tietê e receber
mercadorias vindas de Goiás pela hidrovia. "Naquela
época havia também tinha uma estação às margens do Tietê, do lado
de Pederneiras. Ali no porto eram formados trens com cerca de 70 vagões
carregados de soja que vinha do centro-oeste pela via fluvial (barcaças).
O trem então ia até as imediações de São Paulo, onde era picado em
partes de 20 vagões cada para não atrapalhar o movimento dos trens
de subúrbio. De Paranapiacaba até o pé da Serra eu não sei quantos
vagões desciam por vez pela cremalheira. Com a estiagem prolongada
o nível do rio baixou tanto que o movimento parou. Muita gente foi
mandada embora. Dizem que houve em torno de cinco mil demissões ao
longo da hidrovia. Hoje é triste ver o que restou daquela que foi
a ferrovia modelo do Brasil, elogiada até por americanos"
(Vanderley Zago, 2015).
|
1895
AO LADO: O municipio de São Sebastião da Alegria passa a se chamar Pederneiras em 27 de maio, oito anos antes de a estação de trem ser inaugurada (O Estado de S. Paulo, 28/5/1895). |
ACIMA: O trem chega em Pederneiras vindo
do interior e é recepcionado pela população (Fotografia
F. Martins - O Malho, 27/2/1915).
ACIMA: A eatação, provavelmente em 1916, por Filemon Peres. Acervo da Secretaria da Cultura de Pederneiras.
|
1921
AO LADO: Tentando levar um automovel de Pederneiras a Iguatemi pelo trem (O Estado de S. Paulo, 22/2/1921). |
|
1938
AO LADO: A Cia. Paulista construía
até estradas de rodagem para trazer produtos para algumas
estações ferroviárias, como foi o caso
de Pederneiras (O Estado de S. Paulo, 22/12/1938). |
ACIMA: Em 1947, Getúlio Vargas chega
de trem à estação de Pederneiras, para demonstrar
o seu apoio ao candidato a prefeito pelo partido (PTB), Dr. Joaquim
Cortegozo (Autor desconhecido; foto exposta no Centro Cultural de
Pederneiras, reprodução Julio C. Paiva em 27/9/2008).
ACIMA: Durante a reforma, em fevereiro de 2008, algumas preciosidades
foram fotografadas na estação de Pederneiras: Em sentido
horário: 1) Fachada da estação. No teto do hall
de entrada, o forro teve de ser todo refeito, pois o madeirame estava
podre. 2) Soleira das entradas do bar. Infelizmente, o mármore
com a inscrição foi retirado pouco depois e desapareceu.
3) Azulejos na fachada da estação. 4) Faixa de azulejos
em alto relevo na plataforma da estação (Fotos Alexandre
Linhares Giesbrecht, 03/02/2008).
ACIMA: ramal que liga a estação
de Pederneiras ao porto no rio Tietê. Melhor visivel CLICANDO
SOBRE A FOTO. O pátio da estação está
à esquerda e não aparece no mapa (Google Maps, 2016).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo;
Alexandre L. Giesbrecht; Adriano Martins; Edson Castro; Vanderley
Zago; José H. Bellorio; Julio C. Paiva; Adriana Estevão;
André Luiz Ramos; Filemon Peres; F. Martins; O Estado de S.
Paulo, 1938; O Malho, 1915; Google Maps, 2016; Centro Cultural de
Pederneiras; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1900-69; FEPASA:
Relatório de Instalações fixas, 1986; IBGE, 1970;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Pederneiras, em 1916. Foto Filemon
Peres |
A estação recém-reformada em 1986. Foto
do relatório da Fepasa, 1986 |
Passageiros embarcando em Pederneiras, 1993. Foto José
H. Bellorio |
Plataforma da estação, em 20/05/1999. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Fachada da estação, em 20/05/1999. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 2000. Autor desconhecido |
Entrada da estação, 2000. Foto Autor desconhecido |
A estação em 10/2002. Foto Adriano Martins |
A estação em 10/2002. Foto Adriano Martins |
A plataforma da estação em 12/2003. Foto Adriana
Estevão |
A fachada da estação em 12/2003. Foto Adriana
Estevão |
O belo dístico na plataforma da estação
em 12/2003. Foto Adriana Estevão |
O piso da entrada do antigo bar da estação, em
12/2003. o "Bar Paulista". Infelizmente o mármore
foi reitrado e perdido durante a reforma de 2008. Foto Adriano
Martins |
Balcão do antigo bar da estação, o "Bar
Paulista", em 2003. Foto Adriano Martins |
Fachada da estação abandonada, em 2003. Foto Adriano
Martins |
A estação em reforma, em 11/01/2008. Foto André
Luiz Ramos |
A estação no dia da reinauguração,
em 30/6/2008. Autor desconhecido |
Em vista panorâmica, a estação em 27/12/2009.
Foto Adriano Martins |
A estação em maio de 2017. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.04.2023
|
|