|
|
E. F. Sorocabana
(1921-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PIQUEROBI
Município de Piquerobi, SP |
Linha-tronco original - km 854,527
(1924); km 841,532 (1931) (*); km 793,599 (1960) (**) |
|
SP-2715 |
Altitude: 421 m |
|
Inauguração: 14.07.1921 |
Uso atual: DETRAN da cidade (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1921 e deu origem à cidade e ao município de Piquerobi.
Em 1976, a estação funcionava, mas a população
reclamava do seu mau estado de conservação (Folha
de S. Paulo, 4/6/1976).
A estação foi desativada pela FEPASA antes de 1987,
quando estava já fechada e abandonada (OESP, 10/2/1987)
"Visitei Piquerobi, cuja estação foi transformada
em museu, com uma pintura estranha, mas ainda mantendo as linhas originais.
Era bonitinha" (Rodrigo
Cabredo, 28/10/2000).
Em 2023, restaurada, era a agência do DETRAN na cidade.
|
1946
AO LADO: Como em toda
a Alta Sorocabana, nos anos 1940 havia falta de vagões
para transportar cargas nas estações (Folha
da Manhã, 8/10/1946) |
ACIMA: Detalhes do prédio da estação,
muito bem conservado há anos, mas, como estação,
desativada desde os anos 1990 (Foto José Carlos Cardoso, 11/2010).
(Fontes: Arnalfo Bernardo, 2023; José Carlos Cardoso, 2010; Rodrigo
Cabredo, 2000; Silvio Rizzo, 2016; Paulo Cesar Amorim Lopes, 2005; Juliana Leite; http://piquerobi.tripod.com;
Folha da Manhã, 1946; Folha de S. Paulo, 1976; O Estado de
S. Paulo, 1987; O Imparcial, Presidente Prudente, 1996; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1915-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, talvez anos 1960. Acervo Juliana Leite |
A estação em 1996. Foto do jornal O Imparcial,
de Presidente Prudente, 20/11/1996 |
A estação em outubro de 2000. Foto Rodrigo Cabredo
|
Ao fundo, a estação (10/2000). Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 02/2005. Foto Paulo Cesar Amorim
Lopes |
A estação em 02/2005. Foto Paulo Cesar Amorim
Lopes |
A estação em 11/2010. Foto José Carlos
Cardoso |
A estação em 20/9/2016. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
|
Atualização:
19.07.2023
|
|