A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Jarbas Trigo
Piquerobi
Presidente Wenceslau
...

Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Sorocabana (1921-1971)
FEPASA (1971-1998)
PIQUEROBI
Município de Piquerobi, SP
Linha-tronco original - km 854,527 (1924); km 841,532 (1931) (*); km 793,599 (1960) (**)   SP-2715
Altitude: 421 m   Inauguração: 14.07.1921
Uso atual: DETRAN da cidade (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1921 e deu origem à cidade e ao município de Piquerobi.

Em 1976, a estação funcionava, mas a população reclamava do seu mau estado de conservação (Folha de S. Paulo, 4/6/1976).

A estação foi desativada pela FEPASA antes de 1987, quando estava já fechada e abandonada (OESP, 10/2/1987)

"
Visitei Piquerobi, cuja estação foi transformada em museu, com uma pintura estranha, mas ainda mantendo as linhas originais. Era bonitinha
" (Rodrigo Cabredo, 28/10/2000).

Em 2016, era a agência do DETRAN na cidade.

ACIMA: Detalhes do prédio da estação, muito bem conservado há anos, mas, como estação, desativada desde os anos 1990 (Foto José Carlos Cardoso, 11/2010).


Ao lado: Como em toda a Alta Sorocabana, nos anos 1940 havia falta de vagões para transportar cargas nas estações (Folha da Manhã, 8/10/1946)

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1921 a 1999. Ao lado, um deles no pátio de Rancharia, em 1992. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968: SP-Botucatu e Botucatu-Pres. Epitacio e SP-Mairinque (Guias Levi).
(Fontes: José Carlos Cardoso; Rodrigo Cabredo; Silvio Rizzo; Paulo Cesar Amorim Lopes; Juliana Leite; http://piquerobi.tripod.com; Folha da Manhã, 1946; Folha de S. Paulo, 1976; O Estado de S. Paulo, 1987; O Imparcial, Presidente Prudente, 1996; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1915-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, talvez anos 1960. Acervo Juliana Leite

A estação em 1996. Foto do jornal O Imparcial, de Presidente Prudente, 20/11/1996

A estação em outubro de 2000. Foto Rodrigo Cabredo

Ao fundo, a estação (10/2000). Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 02/2005. Foto Paulo Cesar Amorim Lopes

A estação em 02/2005. Foto Paulo Cesar Amorim Lopes

A estação em 11/2010. Foto José Carlos Cardoso

A estação em 20/9/2016. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 11.10.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.