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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Rio das Pedras
Piracicaba
Barão de Rezende
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seção Ituana - 1935
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Mapa HRR, 1995/96
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Ytuana (1877-1892)
Cia. União Ytuana e Sorocabana (1892-1905)
E. F. Sorocabana (1905-1971)
FEPASA (1971-c.1990)
PIRACICABA
(antiga CONSTITUIÇÃO)
Município de Piracicaba, SP
Ramal de Piracicaba - km 237,174 (1934)   SP-2735
Altitude: 527 m   Inauguração: 20.02.1877
Uso atual: terminal de ônibus (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1885 (reformado em 1944)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto e para a Dedini. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 15/2/1977, último dia de circulação e cinco dias antes do centenário da linha, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 1980. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Piracicaba original foi construída em terreno doado pela Câmara Municipal. Ela foi inaugurada com dois dias de festas, em 20 e 21/02/1877, quando a cidade, e também a estação, se chamavam ainda Constituição, nome que foi alterado para Piracicaba, menos de dois meses depois. "Como parte dos festejos, constava a iluminação da fachada dos prédios públicos e particulares, nas noites de 20 e 21. Para uma cidade com três ou quatro quarteirões iluminados por lampiões a querosene, imagine-se o espetáculo de todas as casas a ostentar, nas janelas e portas, lampiões, lamparinas, velas ou fogueiras nas praças centrais" (Leandro Guerrini: Historia de Piracicaba em quadrinhos, 1970).

É ainda curioso que existam fontes que dão como ano de inauguração da estação de Piracicaba o ano de 1879, apesar de todas as descrições que existem das datas e das festas de inauguração em 1877. O tráfego definitivo dos trens, entretanto, só foi iniciado em 19 de maio, três meses depois da inauguração da estação.

Esse prédio era um armazém de cargas, com um pequeno cômodo para o embarque e desembarque de passageiros. "Segundo ouvi, quando menino, de pessoas antigas da localidade, a estação da Ituana era um prédio pequeno, tal como os prédios dessa mesma estrada existentes em lugarejos" (depoimento de morador da cidade no final do século XX) (ver caixa abaixo, de 1882).

Em 06/01/1885, com a inauguração do novo prédio para a estação, projetado pelo engenheiro José Pereira Rebouças, mas ainda em construção, com direito a
concertos e saraus, o trem chegou ao seu novo leito pela primeira vez, desativando a estação primitiva. Esta, que se situava onde hoje está o Bairro Alto (ver caixas abaixo, de 19/9/1879 e de 1882), entre as ruas Moraes Barros e XV de Novembro, foi demolida anos mais tarde, depois de ter sido sugerida a sua adaptação para abrigar a hospedaria de imigrantes na cidade, o que acabou por não acontecer. Hoje, em seu lugar, existe o grupo escolar Dr. Alfredo Cardoso, lugar esse que não ficava muito longe da estação atual, mas num local mais alto (Leandro Guerrini: Historia de Piracicaba em quadrinhos, 1970, p. 111, ver caixa abaixo, de 1885).

A nova estação, depois de uma obra muito lenta (a pedra fundamental havia sido colocada, com mais festas, em 22/04/1884), foi terminada somente em fins de 1886, quase dois anos depois da inauguração oficial, na margem direita do córrego Itapeva, que, canalizado mais tarde, tornou-se hoje uma das mais importantes vias da cidade, a Armando de Salles Oliveira.

Em agosto de 1887, os jornais da cidade festejaram o fato de a Ytuana mandar construir junto à estação um gabinetezinho onde empregados e passageiros podiam "se recolher por momentos para um serviço íntimo, sem a necessidade de procurar uma moita próxima".

À noite, porém, não havia um lampião decente: nesse mesmo ano de 1887, ele fazia falta com a chegada sempre atrasada dos trens. "O que havia lá era uma lanterna miserável, que fornecia luz de uma banda só, dando ao ambiente um ar fúnebre e apavorante", segundo o jornal da época.

Em 9 de janeiro de 1888, houve pancadaria na estação: uma escolta policial conduzia escravos capturados e o povo resolveu soltar os cativos; os homens da escolta apanharam a valer no tumulto repentino que se formou, enquanto os escravos fugiam correndo.

O edifício da estação, mostrado em algumas fotos abaixo, foi totalmente reformado em 1943, tomando o aspecto que ostenta até hoje. Durante a reforma, um barraco de madeira serviu de estação provisória de embarque e desembarque. Em 1944, o novo prédio foi inaugurado. A fotografia é desse ano, durante a construção do mesmo, que aparece aí quase pronto.

Existem registros que afirmam ter sido o velho prédio demolido para dar lugar ao atual, mas o que ocorreu mesmo foi uma ampla reforma, com o aproveitamento da estrutura original do edifício.

Os trens de passageiros da Sorocabana circularam pela última vez em 15 de fevereiro de 1977, cinco dias antes do centenário de abertura da linha. Depois disso, a linha permaneceu para tráfego de raros cargueiros da usina Costa Pinto e da Dedini, que, em meados dos anos 1980, já não circulavam mais.

Os trilhos entre a estação de Piracicaba e os bairros foram retirados em 1980. Para isso, foram unidos com uma linha de bitola mista que terminava na estação de Piracicaba Paulista, da antiga CP, e ali descarregadas as eventuais cargas trazidas pela linha. O restante do ramal foi arrancado por volta de 1990.

O edifício servia em 2017 (e desde 1991) como sede do centro de controle de operações do sistema coletivo de ônibus de Piracicaba - ao seu lado, está situado o terminal de ônibus urbanos.

A fachada ainda é muito parecida com a de 1944; já a parte de trás, não tem mais nada a ver, a plataforma foi completamente demolida e a cobertura retirada, para dar passagem a uma rua. Em 2015, a praça formada pela estação era um reduto de prostitutas e drogados, embora, durante o dia, fosse frequentável.


Veja também a estação de PIRACICABA PAULISTA, da CPEF

1876
AO LADO: No dia 11, os trilhos estavam a dois km da estação de Capivari (A Provincia de S. Paulo, 14/5/1876).

1876
AO LADO: E dois dias depois depois anunciava-se que estavam apenas a um km de Capivary (A Provincia de S. Paulo, 16/1/1876).

1876
AO LADO: Demorou quase um ano para os trilhos chegarem a Piracicaba(A Provincia de S. Paulo, 20/12/1876).

1877
AO LADO: Finalmente, os trilhos chegaram à cidade quase um mês antes da inauguração da estação (A Provincia de S. Paulo, 16/1/1877).

1877
AO LADO: A previsão para a inauguração da estação era para o dia 4 de fevereiro (A Provincia de S. Paulo, 27/1/1877).

1877
AO LADO: Cai um aterro na linha em 11 de fevereiro e a inauguração da estação, agora marcada para o o dia 20, é posta em dúvida (A Provincia de S. Paulo, 15/2/1877).

ACIMA: É anunciada em 1877 nos jornais a inauguração da estação de Constituição, marcada para o dia 20 de fevereiro (A Provincia de S. Paulo, 18/2/1877).

1877
AO LADO: Comentários sobre a abertura da estação de Constituição - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA (A Provincia de S. Paulo, 20/2/1877).

ACIMA: Horarios dos primeiros trens que correrão em 1877 para e de Constituição (só algum tempo mais tarde a cidade seria renomeada como Piracicaba). Notar que os trens de passageiros somente voltariam a correr na linha (estavam então correndo os trens entre Jundiaí e Capivary) a partir do dia 23 de fevereiro (ver nota ao pé dos horários) - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER A TABELA EM TAMANHO MAIOR (A Provincia de S. Paulo, 20/2/1877).

1877
AO LADO: Homenagem ao chefe da estação de Piracicaba da CY (A Provincia de S. Paulo, 25/4/1877).

1877
AO LADO: Incêndio em vagão no ramal de Piracicaba (A Provincia de S. Paulo, 25/4/1877).

1877
AO LADO: Bois na linha causam acidente e espera (A Provincia de S. Paulo, 12/10/1877).

1878
AO LADO: A situação de Piracicaba depois de um ano da inauiguração da linha da Ytuana - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LÊ-LO NA ÍNTEGRA (A Provincia de S. Paulo, 23/02/1878).
1879
AO LADO: Dois anos após a abertura das estações de Piracicaba e de Rio das Pedras, ambas da Cia. Ytuana, elas são contestadas por invasão de zona privilegiada da Cia. Paulista - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 10/7/1879).
1882
AO LADO: A estação original ficava num anexo de um armazem ferroviario, no Bairro Alto (A Provincia de S. Paulo, 17/06/1882).
ACIMA: Mudança da estação de Piracicaba, do Bairro Alto para as margens do córrego Itupeva, em 6/1/1885 (Leandro Guerrini: Historia de Piracicaba em Quadrinhos, IHGP, p. 111, 1970)
1886
AO LADO: Testes da ´ponte da Ytuana sobre o rio Piracicaba; primeiro passo para a continuação da linha até São Pedro (A Provincia de S. Paulo, 27/3/1886).
1890
AO LADO: Já se pode comprar passagens de Piracicaba até São Manuel, pelo percurso que incluía transporte flvial via Porto João Alfredo (Artemis) e Porto Martins (A Provincia de S. Paulo, 18/4/1890).
Piracicaba é a terra natal de meu avô materno, Sud Mennucci (1892-1948). Quarto filho de Amedeo Mennucci (1860-1930) e de Teresa Lari (1866-1937), italianos de Lucca que se estabeleceram na cidade em 1888, saiu da cidade em 1910 para ser professor em Cravinhos, SP. Dali foi para Piracaia e depois para Dourado, seguiu para Belém do Pará, de onde retornou para lecionar em Porto Ferreira, SP, em 1914, onde se casou três anos depois com a ferreirense Maria da Silva Oliveira. Depois de morar 6 anos na cidade, mudou-se para Campinas e depois Piracicaba, de onde foi em 1925 com a esposa e a filha para a cidade de São Paulo, de onde nunca mais saiu (do autor deste site).
1892
AO LADO:
Sud Mennucci, meu avô, e a cidade.

1898
AO LADO: Porém, a situação da ferrovia na cidade nesse mesmo ano era muito ruim - CLIQUE PARA VER A REPORTAGEM COMPLETA, EM DUAS PARTES: 1 e 2 (O Estado de S. Paulo, 13/9/1898).

1900
AO LADO: A ferrovia auxilia na pavimentação em diversas ruas da cidade (O Estado de S. Paulo, 18/03/1900).

1903
AO LADO: Nova ponte sobre o rio Piracicaba, substituindo a anterior (O Estado de S. Paulo, 15/4/1903).

1922
AO LADO: A previsão do tempo na estação da Sorocabana em Piracicaba (O Estado de S. Paulo, 22/6/1932).

1932
AO LADO: Novos horarios para os trens em Piracicaba, tanto da Paulista quanto da Sorocabana (O Estado de S. Paulo, 17/7/1932).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Instalação telefônica; construção de um galpão para servir de garage ao Serviço Rodoviario


ACIMA: Localização da estação de Piracicaba da Sorocabana em 1950 (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A CIDADE TODA) (IGC-Instituto Geografico e Cartografico de São Paulo).

ACIMA: Cidade de Piracicaba nos anos 1950. No canto superior esquerdo, o rio Piracicaba; no canto inferior direito, a estação da Sorocababa e seu pátio. Vê-se também o triângulo de reversão (Autor desconhecido).

ACIMA: O triângulo de reversão existente na estação nos anos 1950 (IBGE). CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR.

ACIMA: Mapa de 2021 do Goocle Maps mostra os locais das estações que a cidade já teve: a mais antiga, à direita, a Escola Estadual Alfredo Cardoso, que hoje ocupa o local; e o Terminal de Integração. quase no centro do mapa, onde ficaram as estações de 1877-1886 e também a que foi construida em 1886 e depois totalmente reformada em 1944 e que, finalmente, teve novamente o prédio reformado em 1991 para abrigar onibus municipais - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; José Pinto Siqueira Jr.; Leandro Guerrini: História de Piracicaba em Quadrinhos, 1970; Cia. Ytuana: relatórios anuais, 1872-1892; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1892-1969; Noedi Monteiro: Mais que Vencedores, 1997; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Piracicaba, por volta de 1892. Arquivos Ralph M. Giesbrecht

Estação de Piracicaba, sem data. Foto do livro "Mais que Vencedores", de Noedy Monteiro, 1997

O novo prédio da estação de Piracicaba em 1944, na época da sua inauguração. Relatório da Sorocabana, 1945

Plataforma da estação de Piracicaba, em 1954. Foto do livro "Mais que Vencedores", de Noedy Monteiro, 1997

A estação em 1980. Foto José Pinto Siqueira Jr.

A estação de Piracicaba, já como terminal de ônibus urbanos (11/05/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht
     
     
Atualização: 31.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.