|
|
...
Cedro
Poconé
Juquiá
...
ramal de Juquiá-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1930-1971)
FEPASA (1971-1998) |
POCONÉ
Município de Juquiá, SP |
Ramal de Juquiá - km 250,369 (1986) |
|
SP-4653 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 23.01.1945 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1934 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha
seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando
enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003,
quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira.
O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou
a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Poconé,
também chamada Turma 28, foi inaugurada em 1945. Segundo o
Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960, ela, como PE, estava aberta
ao tráfego próprio para: a) servico de passageiros; b) receber Encomendas
e Mercadorias, nas seguintes condições: o frete deve ser cobrado na
procedência; o conhecimento deve acompanhar a expedicão; os despachos
de Mercadorias devem ter a cláusula "não à ordem"; sem responsabilidade
da Estrada. Segundo Wnadeley Duck (2014), "não era exatamente
um desvio, era uma espécie de by pass em curva, aonde ficavam parados
alguns vagões que iam pegar a carga de uma fábrica de doces de banana,
que pertencia a um japonês. Haviam duas fábricas de doce de banana
por lá, uma maior que ficava na cidade e longe da linha e essa menor,
na verdade as duas eram de japoneses. Nesse by pass sempre tinha uns
boxes largados por lá, eu só não lembro se era só uma linha margeando
a principal, ou duas, como era em Itanhaém". Observando bem
essa foto da parada (ao pé da página), nota-se que há
uma guarita de guarda chaves e um desvio ao lado
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1945 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Coaraci Camargo; Wanderley Duck; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht
|
|
|
|
A parada, talvez anos 1950. Ao fundo uma guarita. Autor desconhecido
- cessão Wanderley Duck |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.01.2014
|
|