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VXY Mogiana em MG
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Cedro
Poconé
Juquiá
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ramal de Juquiá-1980
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1930-1971)
FEPASA (1971-1998)
POCONÉ
Município de Juquiá, SP
Ramal de Juquiá - km 250,369 (1986)   SP-4653
Altitude: -   Inauguração: 23.01.1945
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1934
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Poconé, também chamada Turma 28, foi inaugurada em 1945. Segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960, ela, como PE, estava aberta ao tráfego próprio para: a) servico de passageiros; b) receber Encomendas e Mercadorias, nas seguintes condições: o frete deve ser cobrado na procedência; o conhecimento deve acompanhar a expedicão; os despachos de Mercadorias devem ter a cláusula "não à ordem"; sem responsabilidade da Estrada. Segundo Wnadeley Duck (2014), "não era exatamente um desvio, era uma espécie de by pass em curva, aonde ficavam parados alguns vagões que iam pegar a carga de uma fábrica de doces de banana, que pertencia a um japonês. Haviam duas fábricas de doce de banana por lá, uma maior que ficava na cidade e longe da linha e essa menor, na verdade as duas eram de japoneses. Nesse by pass sempre tinha uns boxes largados por lá, eu só não lembro se era só uma linha margeando a principal, ou duas, como era em Itanhaém". Observando bem essa foto da parada (ao pé da página), nota-se que há uma guarita de guarda chaves e um desvio ao lado

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1945 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Coaraci Camargo; Wanderley Duck; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht
     

A parada, talvez anos 1950. Ao fundo uma guarita. Autor desconhecido - cessão Wanderley Duck
     
     
Atualização: 27.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.