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Tomazina
Pinhalão
Japira
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IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São Paulo-Rio Grande (1924-1942)
RVPSC (1942-1969)
PINHALÃO
Município de Pinhalão, PR
Ramal de Barra Bonita - km 50,742 (1935)   PR-0598
Altitude: 577 m   Inauguração: 24.02.1924
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 1920, partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema, segundo consta com a intenção de atingir as minas de carvão na região de Figueira e Cambuí, após Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário foi finalmente fechado em 1969 para trens de passageiros e o esgotamento das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo porém, sido o ramal o responsável pela fundação de alguns núcleos urbanos em seu caminho.
 
A ESTAÇÃO: Embora a data de fundação de Pinhalão seja considerada a da inauguração da estação ferroviária, em 1924, pouco antes já existia um pequeno hotel no local, próximo ao futuro local da estação, no aguardo dos trilhos que iriam chegar.

A estação foi inaugurada sendo "toda de madeira, obedecendo ao novo tipo de estação de 3ª classe, aprovado pela inspetoria. Assentada sobre alicerces de alvenaria de pedra e com plataforma na mesma alvenaria. Também 2 casas de feitor e 2 para operários, ainda não terminadas" (*Relatório da RVPSC, 1923).

Todos os dias passou a chegar a locomotiva a vapor da Rede Viação Paraná-Santa Catarina às 5 da tarde, retornando de Lysimaco Costa por volta de 8h15 do dia seguinte. A permanência do trem na estação era suficiente apenas para o abastecimento de água e lenha, além do embarque e desembarque de passageiros e cargas, claro.

"Havia, na composição, somente um carro de primeira classe, um de segunda e o bagageiro, quando não transportavam alguns vagões de carvão carregados das minas de Figueira" (Abib Calixto). As viagens não eram confortáveis, segundo relatos, mas eram consideradas como uma aventura. Para Curitiba, havia a baldeação em Wenceslau Braz, que tomava mais de 8 horas, e mais uma parada não tão curta em em Jaguariaíva.

Com a desativação do ramal em 1969, a estação fechada foi demolida. Em 1986, ela já não existia (Pinhalão: Memórias, Abib Calixto, 1986).

Ali perto, sobrou também a ponte ferroviária, convertida em ponte rodoviária.


ACIMA: Inauguração da estação de Pinhalão em 1924 (Autor desconhecido; Rumo Paranaense, julho de 1977).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1924 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Douglas Razaboni; Abib Calixto: Pinhalão - Memórias, 1986; RVPSC: relatórios oficiais, 1920-60; Thomazina, Empresa Editora Olivero, Curitiba, 1928; IBGE, 1960)
     

A estação de Pinhalão, em 1928. Foto do livro Thomazina - Empresa Editora Olivero, Curitiba, 1928

Antiga ponte ferroviária perto da cidade.

Antiga ponte ferroviária perto da cidade.

Restos da estação ferroviária de Pinhalão.
Fotos coloridas: Douglas Razaboni em 30/12/1002  
     
     
Atualização: 31.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.