...
Cerradinho
Tomazina
Pinhalão
...

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. São Paulo-Rio Grande (1922-1942)
RVPSC (1942-1969)
TOMAZINA
Município de Tomasina, PR
Ramal de Barra Bonita - km 30,699 (1935)   PR-0591
Altitude: 483,000 m   Inauguração: 20.04.1922
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 1920, partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema, segundo consta com a intenção de atingir as minas de carvão na região de Figueira e Cambuí, após Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário foi finalmente fechado em 1969 para trens de passageiros e o esgotamento das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo porém, sido o ramal o responsável pela fundação de alguns núcleos urbanos em seu caminho.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tomazina foi inaugurada em 1922 em uma cidade que já existia desde meados do século 19 e que continuou a ser, durante muitos anos, a mais importante da região em que o ramal passava. A estação ficava nos limites da cidade na época, do lado oeste, e a ferrovia costeava o núicleo urbano pelo sul e pelo oeste.

Mapas dos primeiros anos do século XX já indicavam a existência da cidade, única naquela área. A cidade foi o berço de pioneiros e desbravadores de toda a região.

A estação foi fechada com o ramal, em 1969.

Da estação, nada sobrou. O almoxarifado da Prefeitura ocupa parte do antigo pátio, e o barracão das oficinas foi aproveitado de um antigo armazém da ferrovia. Há relatos da existência dos pilares da antiga ponte ferroviária sobre o Rio das Cinzas a 3 km distante da cidade. No local onde ficava o prédio de madeira da estação, hoje existe uma estação rodoviária.

1924
AO LADO:
Briga no trem que saía da estação (O Estado de S. Paulo, 20/10/1924).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).

ACIMA: Estação de Tomasina, foto sem data. "Naquele bar ao lado da estação, o pastel era delicioso e na parada, de dez minutos ou mais, dava tempo para a gente saboreá-lo. Repare a ponte do rio Cinzas, a esquerda. O trem passou sobre o rio lá acima e veio contornando a serra até entrar no pátio da estação. Veja o "mistão" da época, locomotiva a carvão , gondolas para carregar carvão, breque, segunda e primeira classe... quando ele descia com várias gondolas carregadas , havia um pessoal que ajudava a frear o trem correndo por cima de vagões e gondolas. Era trecho de serra" (Rene Alves de Almeida, outubro de 2015). (Autor desconhecido).

(Fontes: Joeli Laba; Nilson Rodrigues; Douglas Razaboni; Rene Alves de Almeida; O Estado de S. Paulo, 1924; RVPSC: relatórios anuais, 1927-28; __: Thomazina, Empresa Editora Olivero, Curitiba, 1928; IBGE, 1960)
     

A estação, possivelmente anos 1920... teria sido a inauguração? Foto da coleção de Joeli Laba, cedida por Nilson Rodrigues

A estação, foto sem data e de autiria desconhecida

Prédio das oficinas da antiga estação, ainda de pé em Tomazina. Foto Douglas Razaboni, em 30/12/2002
     
     
     
Atualização: 02.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.