Estado do Paraná
RVPSC - Ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe

HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 20, partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema, segundo consta com a intenção de atingir as minas de carvão na região de Figueira e Cambuí, após Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário foi finalmente fechado em 1968 para trens de passageiros e o esgotamento das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo porém, sido o ramal o responsável pela fundação de alguns núcleos urbanos em seu caminho.
Trechos e estações   Inauguração
Wenceslau Braz Entroncamento com o ramal do Paranapanema 1919
Cerradinho   1922
Tomazina   1924
Pinhalão   1924
Japira   1925
Ibaiti   1925

Casas da antiga Turma 30, entre Ibaiti e Artur Bernardes. Fotos Douglas Razzaboni, 01/2003
   
Artur Bernardes   1940
Eusébio de Oliveira   1943
Lysimaco Costa Estação terminal 1948
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.