Estado do Paraná
RVPSC - Ramal de Rio Branco do Sul

HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Norte do Paraná foi aberta ao tráfego em 1909, com a intenção de seguir para o norte e ramificando-se para Jaguariaíva e para o Estado de São Paulo. No ano seguinte foi comprada pela Brazil Railways e, mais tarde, passou ao Governo do Estado, que o juntou à Rede de Viação Paraná-Santa Catarina em 1942. Ramal curto que parte da estação de Curitiba, com apenas 42 km, não teria futuro se, nos anos 1940, não tivesse sido construída na sua extremidade uma fábrica de cimento, que hoje pertence ao Grupo Votorantim. O ramal, que teve trens de passageiros até 12 de janeiro de 1991, já funcionando como trens de subúrbio, segue funcionando com trens cargueiros que transportam cimento cruzando toda a zona nordeste de Curitiba até hoje (2006) com passagens de nível em ruas de grande movimento.
Trechos e estações    
Entroncamento com as linhas Curitiba-Paranaguá e Curitiba-Ponta Grossa  

Trecho do ramal no km 7, sentido Tamandaré. Foto Ralph M. Giesbrecht em 16/05/2002
 

Trecho do ramal no km 6, no Bacacheri, sentido centro de Curitiba. Foto Ralph M. Giesbrecht em 16/05/2002
 
   
 
 
 
 
Final do ramal até ser desativada em 1991, quando a linha passou a correr diretamente para a fábrica de cimento
 
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.