|
|
...
Santa Lina
Quatá
João Ramalho
...
Tronco EFS-1935
Mapa de Quatá, cessão
Glaucio Conde
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1916-1971)
FEPASA (1971-1998) |
QUATÁ
Município de Quatá, SP |
Linha-tronco original - km 687,163
(1924); km 674,114 (1934) (*); km 626,181 (1960) (**) |
|
SP-0579 |
Altitude: 526 m |
|
Inauguração: 05.06.1916 |
Uso atual: centro cultural (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: Construída
em 1915, a estação de Quatá foi aberta somente no ano seguinte.
A comunicação, em janeiro de 1916, da Sorocabana Rwy.
ao governo, do término do trecho entre Sapezal, na
época a terminal da linha, foi pedida para o trecho
Sapezal-Bugio (18,500 m). Ou seja, pelo menos antes de ser inaugurada
no mesmo mês, em junho, o nome era este: Bugio (O
Estado de S. Paulo, 20/1/1916).
Em 1958, a estação foi reformada e ampliada e entregue em 31 de agosto.
A estação foi desativada pela Fepasa em fins de 1996. Depois disso, serviu algum
tempo como moradia, segundo Glaucio Conde,
de Quatá. Foi invadida pelos sem-terra e esteve na mais
completa sujeira e abandono. No final de 2010, o armazém já
havia sido reformado, mas a estação, com portas
e janelas lacradas (fechadas
com tijolos), continuava sem uso e abandonada.
A estação, que substituiu a antiga (vista em fotos abaixo)
e bem no estilo das estações da Sorocabana construídas
nos anos 1910, era um caixote com janelas e portas, além
de uma horrenda cobertura sobre a plataforma; típica de uma
ferrovia que, na época da construção (1958),
já não se preocupava em impressionar seus usuários.
Qualquer coisa servia, desde que lhe fosse funcional: um prenúncio
de que o fim dos passageiros não demoraria.
O prédio da estação foi restaurado em 2012 e,
em dezembro de 2016 tornou-se sede de um centro cultural. Infelizmente,
o prédio da ex-estação é muito feio e
ainda foi descaracterizado.
Em 2019, seu aspecto externo era bom e abrigava um centro cultural da cidade.
|
1916
AO LADO: Santo Ignacio era o nome primitivo de João
Ramalho (O Estado de S. Paulo, 6/4/1916).
|
|
1917
AO LADO: Notícia de 26/4/1917.
Santo Ignacio era o nome primitivo de João Ramalho
(O Estado de S. Paulo)
|
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 780 m; 1934 -
Construção de casas; instalações
sanitárias
|
ACIMA: Mapa rodoferroviário de
Quatá em 1951 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR - (Instituto Geográfico e Geológico).
ACIMA: Estação de Quatá,
anos 1940, com o comboio da Sorocabana parado junto à
estação (Revista Life).
No final de 1948, obras da ligação
Borebi-Quatá (seguiria até a ponta do ramal
de Borebi) teriam sido iniciadas no pátio de Quatá.
No entanto, não mais se ouviu falar da linha, que na
época foram incentivadas pelas prefeituras de Lutécia
e de Echaporã, municípios que seriam beneficiados
com a passagem da linha por seus territórios. A linha,
na época, era vista pela Sorocabana como uma obra que
reduziria a distância entre São Paulo e a alta
Sorocabana (Folha da Manhã, 10/8 e 28/12/1948).
|
1958
ACIMA: Reclamações da estação
em Quatá levaram à construção
de uma mais moderna - e muito feia - que foi entregue em 1958
(Folha da Manhã, 11/3/1954).
|
.ACIMA: Os dois armazéns de Quatá, em 28/12/2010,
reformados pela Prefeitura (Foto Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Fachada da eatação de Quatá, em 1/junho/2023 (Foto Arnaldo Bernardo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Glaucio Conde; O Estado de S. Paulo, 1916-17 e 30/8/1958; Acervo Revista
Life; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Quatá original, foto sem data.
Acervo Glaucio Conde |
Estação primitiva de Quatá, sem data. Foto
cedida por Glaucio Conde, do Quata website |
Estação primitiva de Quatá, sem data. Foto
cedida por Glaucio Conde, do Quata website |
Quatá ainda em atividade (sem data). Foto Glaucio Conde,
do Quata website |
Quatá em 2001, abandonada. Foto Glaucio Conde, do Quata
website |
Quatá em 2001, abandonada. Foto Glaucio Conde, do Quata
website |
A estação em 28/12/2010, toda "lacrada".
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação em 22/7/2017. Foto Silvio
Rizzo |
|
|
|
|
|
Atualização:
24.08.2023
|
|