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Sapezal
Santa Lina
Quatá
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1923-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SANTA
LINA
Município de Quatá, SP |
Linha-tronco original - km 679,495 (1924);
km 666,699 (1931) (*); km 618,539 (1960) (**) |
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SP-2874 |
Altitude: 548 m |
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Inauguração: 1923 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Santa Lina foi aberta em 1923, na fazenda do mesmo nome. Este
nome teria sido dado em homenagem a Idalina de Barros Oliveira,
antiga proprietária das terras. O terreno para este posto teria sido doado em 1920 - ver caixa abaixo.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A(*).
Em volta dela formou-se uma pequena cidade. A fazenda, pouco tempo
mais velha que a estação, tinha um desvio particular
pertencente a José Giorgi; este desvio saía da
estação de Santa Lina e atingia a fazenda. Era
um desvio curto, segundo Paulo Leuzzi, neto de Giorgi;
em 1930, a locomotiva que puxava café da fazenda para a estação,
uma Avonside que foi comprada da própria E. F. Sorocabana após
o término das obras da linha, foi aposentada e mantida por
pelo menos 60 anos exposta em terras da fazenda. Pouco depois foi
doada à Prefeitura de Paraguassu Paulista pela família;
reformada, desde 2005 anda vez por outra nos trilhos da ferrovia.
O desvio de Santa Lina, chamado desvio José Giorgi,
foi arrancado há anos, depois de permanecer por algum tempo
sendo utilizado apenas por troleis puxados a burro. Em 1953, ainda
era listado nos guias da Sorocabana, pois ainda existia, embora pouquíssimo
utilizado, como vimos atrás.
Dois anos antes, em 1951, foi aberta em suas terras uma usina de açúcar
bastante moderna para a época. A fazenda e a usina, por sua vez, continuam
prósperas até hoje, com o nome de Fazenda Quatá, ocupando atualmente
cerca de metade da área do município de Quatá.
A estação, entretanto, em 1986 já estava abandonada, sem cobertura,
portas ou janelas, e o mato crescia em volta de toda a vila ferroviária,
consequência do abandono da linha férrea para o transporte de seus
produtos.
"Meu tio Ulysses Nascimento Vieira foi chefe de estação em
Bartira e Santa Lina, quando eram estações operantes - isso por volta
de 1965/70. Não tinha férias da escola que eu não fosse em sua casa,
para ouvir o trem vindo de longe, dos lados de Assis ou de Presidente
Prudente, ver o farol da locomotiva - as GEs serie 32 rasgando a noite
- e quando era horário do trem de passageiros sempre tinha um conhecido
para embarcar ou desembarcar do luxo" (Donizeti
A. Vieira, 11/2005).
A estação já foi demolida.
ACIMA: No alto, a foto mostra uma locomotiva
Avonside, trabalhando para a Sorocabana, na primeira década
do século 20, construindo as suas linhas. Mais tarde, a locomotiva
foi vendida a José Giorgi, dono de terras na região
que foi colonizada pelo strilhos da ferrovia, a partir dos anos 1910.
Nas fotos coloridas, em 1992, muitos anos depois de deixar de rodar no desvio da Fazenda
Santa Lina, a locomotiva ainda estava exposta na fazenda. Em 2007,
depois de doada à Prefeitura de Paraguassu Paulista, a locomotiva
foi restaurada e vez por outra sai para rodar na região puxando
dois carros de passageiros (Fotos, respectivamente: autor desconhecido;
Kelso Medici; jornal Folha da Estância, 2007).
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1920
AO LADO: Doação de terreno para o que seria o posto de Santa Lina (O Estado de S. Paulo, 28/1/1920) |
1929 - ACIMA: Mão de obra para a Fazenda
Santa Lina. Os candidatos têm de se dirigir aos escritórios
em São Paulo ou na estação (O Estado de S. Paulo,
14/11/1929).
1958 - ACIMA: Acidente
entre um trem de passageiros (puxado por uma locomotiva U12B) da Sorocabana
- o trem de luxo NL-9 (noturno) - e gondolas desgarradas entre as
estações de Santa Lina e de Sapezal em 11 de julho de
1958 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER MAIS DETALHES E FOTOS DO ACIDENTE (Folha de São Paulo, 12/7/1958 e 13/7/1958).
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1969
AO LADO: Uma pane na locomotiva
do LR-3 em 1969 e ela foi largada no pátio de Santa
Lina (O Estado de S. Paulo, 30/10/1969).
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* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Adriano Martins; Donizeti A. Vieira; Paulo
Leuzzi; O Estado de S. Paulo, 1929; Folha da Manhã, 1958; Bruno
Giovanetti: Álbum Histórico do Município de Quatá; www.quata.com.br;
FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Santa Lina, vista do trem, em abril
de 1982. Foto Elias Vieira, cedida pelo site www.quata.com.br |
Apenas quatro anos depois, a estação em ruínas,
em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986 |
Em 01/2003 a plataforma da estação, sozinha. Foto
Adriano Martins |
Em 01/2003 no meio do mato, a caixa d'água. Foto Adriano
Martins |
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Atualização:
10.08.2018
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