A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV - Linha da Barra
...
Caxambu
Baependi
Cruzília
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
...
 
V. F. Sapucaí (1895-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1972)
BAEPENDI
Município de Baependi, MG
Linha da Barra - km 120,520 (1960)   MG-0162
Altitude: 875 m   Inauguração: 28.09.1895
Uso atual: estação rodoviária e Câmara Municipal (2003)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1930 (hoje o prédio foi ampliado)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Baependi foi inaugurada em 1895, como ponta de uma curta linha que vinha de Soledade. Somente em 1910 juntou-se a Barra do Piraí constituindo a linha da Barra.

A primeira estação foi demolida em 1908, para a construção da segunda (primeira foto ao pé da página, à esquerda: estou considerando o ano no dístico do prédio). Uma terceira foi construída nos anos 1930 e ficava em local diferente da segunda: o local original era de difícil acesso na época das chuvas. A nova estação foi construída a cerca de 200 metros do Largo da Matriz.

Foi desativada no final dos anos 1970 e convertida em rodoviária. Mais tarde, construiu-se um segundo andar para abrigar a Câmara Municipal.

Pode-se ver, nas fotos abaixo, do centro e da direita, a mesma cobertura de plataforma nas duas fotos. A rua que por ali passava ocupava o antigo leito ferroviário.

ACIMA: A estação de Baependi, por volta de 1910 (Autor desconhecido).

ACIMA: Locomotiva diesel-elétrica U5B da RFFSA na plataforma da estação de Baependi, anos 1970 (www.baependihistoriaculturamemoria.blogspot com).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Schetino Mota; Ronan Pereira do Amaral; Carlos Cornejo; www.baependihistoriaculturamemoria.blogspot com; Roberto Capri: Minas Gerais, 1918; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 1926. Acervo Schetino Mota

A estação original de Baependi, em dia de festa em 8/10/1917, dia em que chegaria à cidade o Presidente da República, Wenceslau Braz. Foto do livro Minas Gerais, de Roberto Capri, acervo Carlos Cornejo

Estação de Baependi, já a "nova", provavelmente anos 1960. Foto do acervo de Carlos Cornejo

Atual rodoviária de Baependi, constrtuída no local da antiga estação ferroviária. O asfalto era a linha da Barra. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 17/05/2003

O prédio de 2003, ainda totalmente desfigurado. Foto Fernando Marietan em 7/11/2015
 
     
Atualização: 22.12.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.