A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações do Rio de Janeiro
...
RMV - Linha da Barra
...
Santa Isabel do Rio Preto
Leite de Souza
Pedro Carlos
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
V. F. Sapucaí (1893-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961)
LEITE DE SOUZA
(antiga JOSÉ LEITE)
Município de Valença, RJ
Linha da Barra - km 307,433 (1960)   RJ-2595
Altitude: 563 m   Inauguração: 15.04.1893
Uso atual: moradia (2007)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de José Leite foi inaugurada em 1893, já pela E. F. Sapucaí. Pouco tempo mais tarde, seu nome foi alterado para Leite de Souza.

Ainda estava de pé em 2007. É um prédio de madeira, simples, bonito, utilizado como moradia. Embora não tenha estado neste local, fico imaginando como teria sido o pátio ferroviário, hoje totalmente inexistente, de uma estaçãozinha de madeira como essa, perdida no tempo, já que mesmo em 1960 ela já era obsoleta. Pelo que sei (posso estar enganado), as últimas locomotivas que passaram e manobraram nesse trecho em 1961 ainda eram somente a vapor, não tendo tido a estaçãozinha de madeira o espanto de ter uma diesel à sua frente... isso tudo nunca deveria ter sido removido, deveria ter sido mantido como era, sólido, estático, como numa fotografia preto-e-branco ou sépia desbotada congelada no tempo... (Ralph Giesbrecht, julho de 2009, perdido em imaginações).

Continuava em pé em 2016, mas ainda será residência de alguém?

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Alexandre Ferreira; Ricardo Ayres da Silva; Rodrigo Acioli; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de José Leite. Data e autor desconhecidos.

A estação, em 10/2007. Foto Ricardo Ayres da Silva

A estação, em 10/2007. Foto Ricardo Ayres da Silva

A estação, em 10/2007. Foto Ricardo Ayres da Silva

A estação em junho de 2009. Foto Rodrigo Acioli

A estação em 2016. Foto Alexandre Ferreira
     
Atualização: 12.09.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.