A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações do Rio de Janeiro
...
RMV - Linha da Barra
...
Conservatória
Paulo de Almeida
Desvio Gomes
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Santa Isabel do Rio Preto (1881-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961)
PAULO DE ALMEIDA
Município de Barra do Piraí, RJ
Linha da Barra - km 339,627 (1960)   RJ-3264
Altitude: 654 m   Inauguração: 20.10.1881
Uso atual: moradia (2011)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Paulo de Almeida foi inaugurada em 1881. Segundo Jorge Alves Fernandes Jr., a estação foi construída nas terras do fazendeiro Francisco Paulo de Almeida, o Barão de Guaraciaba, nascido em 10/01/1826, em Santa Fé, Chiador, então município de Mar de Espanha, MG e falecido em 09/02/1901, no Rio de Janeiro. Foi ele o único negro a receber o título de barão, concedido em 1887, um ano antes da Abolição.

A estação foi desativada em 1961.

"A estação fica a mais de 1 km do asfalto e o acesso só foi possível a pé. Quando lá cheguei, desabou uma forte chuva, o que não permitiu boas fotos. A estação, agora transformada em residência, não tinha nenhum morador no momento, o que me impediu de me aproximar, já que a porteira estava fechada. Pretendia conversar com eles para tentar obter maiores informações. Em compensação, os cães de guarda resolveram "conversar" comigo e tive que me retirar às pressas. Fica o registro. Próximo a Conservatória, em local de difícil acesso, a estação Paulo de Almeida virou residência. Hoje, já não tem mais o telhado original que avançava sobre a plataforma, como nas tradicionais construções ferroviárias. Da caixa d`água, outrora utilizada para abastecer as locomotivas a vapor, só sobrou a base. Vendo-se a antiga estação, percebe-se uma parte da história ferroviária indo embora. Paulo de Almeida, o Barão de Guaraciaba, se vivo fosse, ficaria envergonhado com a "homenagem" que lhe foi concedida quando cedeu parte de suas terras da Fazenda Veneza para a passagem da ferrovia" (Jorge A. Ferreira, 9/1/2011).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Flávio Farias de Araújo, 10/2006; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A antiga estação em 2011. Foto Jorge A. Ferreira
   
     
Atualização: 17.08.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.