A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ildefonso Pinto
Porto Alegre-velha
...
Saída para a E. F. do Riacho: Riacho
...

Mapa das linhas em 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2003
...

 
V. F. Rio Grande do Sul (1927-1975)
RFFSA (1975-1972)
ILDEFONSO PINTO
Município de Porto Alegre, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana -
km 0
  RS-0549
Linha de Tristeza - km 0   Inauguração: 1927
Uso atual: demolida em 1972   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ildefonso Pinto foi construída e inaugurada em 1927 para ser a estação inicial da ferrovia Riacho-Tristeza, que já existia desde o final do século 19 e que, a partir desse ano, passou a se iniciar na nova estação. Esta por sua vez foi interligada também à linha da VFRGS, de forma que alguns trens para o interior partiam desta estação e dali seguiam para a estação central de Porto Alegre.

Houve uma inauguração provisória da linha em 9 de março de 1925, com a estação terminal como um galpão de madeira e o nome de Porto da Velha (ver caixa abaixo) - a depois chamada de Ildefonso Pinto a partir de 1927, já com prédio novo e enorme.

Durante a construção, ela teria tido como nome Porto da Velha.

Pouco depois, nos anos 1930, a pequena ferrovia foi desativada, mas Ildefonso Pinto seguiu funcionando para a VFRGS. Ficava na esquina da avenida Borges de Medeiros com a avenida Mauá. O trem de passageiros e carga saía da estação central, na Rua Voluntários da Pátria, e, antes de seguir para a estação do Riacho, parava nesse prédio, na Rua Mauá, ainda de paralelepípedo regular. Não se vêem os trilhos na foto, mas estão lá.

Em 1972, foi demolida. (veja também estação de Porto Alegre)


1925
AO LADO:
Inauguração provisoria de Riacho e de Porto da Velha (Ildefonso Pinto) em março de 1925 (O Estado de S. Paulo, 10/3/1925).
(Fontes: Olyr Zavaschi, Carlos Frederico Menz; Ed Keffel; Walter Langbeck; Alfredo Rodrigues; Zero Hora, 2004; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Ildefonso Pinto, anos 1950, junto ao cais do porto. Ainda não havia sido construído o muro da avenida Mauá. Foto de artigo publicado no jornal Zero Hora em 15/05/2004, enviado por Walter Langbeck

A estação, provavelmente anos 1950. Acervo Alfredo Rodrigues

A estação, à esquerda, vista do rio Guaíba, nos anos 1960. O prédio à direita é o da prefeitura, então em construção. Foto de artigo publicado no jornal Zero Hora em 15/05/2004, enviado por Walter Langbeck. Autor: Ed Keffel

A estação nos anos 1960. Foto Carlos Frederico Menz
   
     
Atualização: 02.02.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.