A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ildefonso Fontoura
Cachoeira do Sul
Eng. Aymoré Drummond
...
Mapa da linha - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1883-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1973)
CACHOEIRA DO SUL
Município de Cachoeira do Sul, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 631,108 (1960)   RS-1492
Altitude: 70 m   Inauguração: 07.03.1883
Uso atual: demolida em 1975   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883 (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cachoeira foi inaugurada em 1883 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Era ela a estação terminal do trecho inaugural, que ligava Santo Amaro (Amarópolis) a ela (ver caixa abaixo, de 1883).

Nos anos 1940, a estação e a cidade passaram a ter o nome atual: Cachoeira do Sul.

Em 1973, foi desativada e uma nova estação foi construída no bairro Oliveira (Cachoeira do Sul-nova), distante do centro, numa variante que mudou a linha de seu local primitivo.

Os trilhos foram retirados em 20 de julho de 1974 e a a velha estação foi demolida menos de um ano mais tarde: em seu lugar foi construída uma praça - a demolição começou exatamente no dia 1o de junho de 1975. "Por incrível que pareça, depois de todo este tempo, consegui recuperar o nível de bronze (Imperio do Brazil) que fixava a altitude do local e que estava incrustrado no muro dela, depois de 33 anos! O que prova que existe muita coisa por aí...O sino da Estação, infelizmente, foi comprado num leilão da RFFSA e está num hotel da cidade de São Pedro" (Eduardo Minssen, 03/2009).

(Veja também CACHOEIRA DO SUL-NOVA)


1883
AO LADO: Inauguração da linha entre Margem do Taquari e Cachoeira (A Provincia de S. Paulo, 13/3/1883).

1892
AO LADO:
Mortes na captura da estação durante a revolução gaúcha (O Estado de S. Paulo, 12/2/1892).

ACIMA: Chegada do trem à estação. Provavelmente anos 1940. Cena que a cidade fez questão de derrubar logo após a retirada do trem na cidade, em 1975 (Autor desconhecido).

ACIMA: Retirada dos trilhos da linha em Cachoeira em 1974. Ao fundo, a estação que seria demolida um ano depois (Acervo Eduardo Minssen).

(Fontes: Eduardo Minssen; Renato Thomsen; Daniel Gentili; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Revista da Semana, 1932; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1900, com carroças e carruagens à sua frente. Autor desconhecido

A estação de Cachoeira em 1918. Cartão postal

A estação de Cachoeira em 1932. Foto da Revista da Semana, desse ano

Chegada do trem à estação. Anos 1940, Autor desconhecido
   
     
Atualização: 12.08.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.