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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1878-1887?) |
SERTÃOZINHO
(TRONCO CM)
Município de Casa Branca, SP |
Linha-tronco - km ? |
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SP-4684 |
Altitude: - |
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Inauguração: 14.01.1878 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1878 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
FEPASA. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sertãozinho teria sido inaugurada e fechada no mesmo ano
de 1878. Porém, ela certamente foi reaberta, haja vistaalguns fatos, citados mais à frente,
que citam esta estação funcionando durante a maior parte da década seguinte.década seguinte.
Ela ficava próxima ao rio Jaguary-Mirim (hoje o rio que divide
os municípios de Casa Branca e de Aguaí)
e muito próxima de onde mais tarde foi construída a
estação de Orindiúva, 21 anos depois,
em 1899. O prédio original seria provisório: "Todas as estações
(do prolongamento de Mogi-Mirim a Casa Branca) foram feitas de armações
de trilhos usados, cobertas de zinco, e fechadas com taboas de pinho,
e todas convenientemente pintadas e possuindo internamente as accommodações
necessarias (...) ficaram à companhia em 2:000$000 cada uma (...)
mais ou menos" (Relatório da Mogiana, 10/03/1878).
Não se sabem os motivos de sua tão curta vida - alguns
meses, apenas. O relatório da Mogiana cita a supressão
da Mogiana em 1878, mas o mapa e os preços
para viagem até a estação ainda eram citados
(ver caixa de 1880 abaixo) pelo Almanaque Literário neste ano. Em janeiro de
1887, a estação ainda existia, não se sabe se
funcionando ou não (de acordo com um acidente ocorrido nesta
estação citado em O Correio Paulistano, de 27/1/1887).
A falta desta estação deixou todo o trecho de 30 quilômetros
entre as estações de Caldas (Engenheiro Mendes)
e de Casa Branca sem qualquer ponto de apoio aos trens da Mogiana
por vários anos, até que fossem finalmente construídas.
Talvez por isto tenham sido construídas nos anos 1890 as estações
de Lagoa (1893) e de Orindiúva (1899).
VEJA TAMBÉM: ESTAÇÃO DE SERTÃOZINHO NO TRONCO DA MOGIANA e ainda a ESTAÇÃO DE SERTÃOZINHO-NOVA NO RAMAL DE PONTAL.
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AO LADO: O prolongamento de 1878 de Mogi-Guaçu
a Casa Branca já funcionava e Sertãozinho era
uma das estações (A Provincia de S. Paulo, 12/3/1878).
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ACIMA: Preços da Mogiana, de Campinas
a Casa Branca - preços por estação (José
Maria Lisboa: Almanaque Literario de São Paulo, 1880).
.ABAIXO:
Mapa da região em 1880. Note-se o rio Jaguary-Mirim, hoje divisa,
e a estação de Mato Seco - não havia Cascavel
(Aguaí) nem qualquer outra entre Sertãozinho e Mato
Seco. Note-se ainda à esquerda, a oeste do rio Mogi-Guaçu,
a linha do Mogy-Guassu (depois ramal de Descalvado da Cia. Paulista)
com a estação de Porto Ferreira, ainda com o nome de
"Porto do João Ferreira" .
ACIMA: Citação da etação de Sertãozinho em 1882 (A Provincia de S. Paulo,
26/05/1882).
(Fontes:
José Maria Lisboa: Almanaque Literario de São
Paulo, 1880; A Provincia de S. Paulo, 1878; Cia. Mogiana: Relatórios
anuais, 1875-90; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
10.08.2022
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