...
Jaraguá do Sul
Guaramirim
João Pessoa
...

IBGE - 1957

Situação da linha - c. 1945
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
...
 
C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
GUARAMIRIM (antiga BANANAL)
Município de Guaramirim, SC
Linha de S. Francisco - km 66,917 (1936)   SC-1293
Altitude: 19 m   Inauguração: 01.06.1910
Uso atual: estação rodoviária (2013)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta com o nome de Bananal.

Nos anos 1940 passou a Guará-Mirim, e mais tarde Guaramirim.

"Ela continua original, construída em tijolinho à vista e hoje serve de estação rodoviária de linhas intermunicipais e dentro dela existe ainda uma lanchonete. Se não me engano, funciona nela também a Secretaria de Cultura do município" (Nivaldo Klein, Joinville, SC, 07/2004).

Estive lá em 2013. A estação estava em precárias condições, mas ainda era rodoviária. Em 2019 seguia sendo.


ACIMA: A estação de Guaramirim, em 31/12/1998 (Foto Carlos Roberto de Almeida).
ACIMA: A estação em setembro de 2010: sem desvios, apenas a linha principal ainda passa pelo pátio. As duas linhas que existiam na outra foto mais acima (1993) não existem mais. De um lado, o trilhos com um trem cargueiro da ALL; do lado direito, o pátio da rodoviária para que serve o prédio agora... (Foto Anthar Cesar Hartmann).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1991. Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Anthar Cesar Hartmann; Carlos Roberto de Almeida; Nivaldo Klein; J. C. Kuester; Relatórios oficiais da RVPSC, 1920-1960; Guia da RVPSC, 1936; IBGE, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht)
     

A estação, em 12/2004. Foto J. C. Kuester

A luminária na estação, em 12/2004. Foto J. C. Kuester

A estação, lado da plataforma, em 12/2004. Foto

A estação, em 12/2004. Foto J. C. Kuester

A estação em 9/2010. Foto Anthar Cesar Hartmann
 
     
     
Atualização: 10.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.