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Guaramirim
João Pessoa
Joinville
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1925-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
JOÃO PESSOA
Município de Guaramirim, SC
Linha de S. Francisco - km 54,092 (1936)   SC-1294
Altitude: 11 m   Inauguração: 22.12.1925
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1925 com nome ignorado; em 1927, já se chamava Presidente Washington, uma homenagem ao então Presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza. Com a revolução de outubro de 1930, o nome do presidente deposto foi retirado e foi dado um nome para homenagear o líder paraibano João Pessoa, morto no início daquele ano e um dos estopins da própria Revolução. Dela só existe hoje parte da plataforma e a caixa dágua que foi construída mais recentemente em concreto. O local não é de difícil acesso. É apenas meio distante, e talvez confuso porque três estradas a partir da Rodovia do Arroz confluem para a região. É fácil sair de novo na rodovia em vez de atingir a estação. Em 2004 existiam algumas casas, inclusive a que era do agente da estação, conservada e pertencente a uma fazenda lá instalada. A estação que ainda existia em janeiro de 1991, quando por ali passou a última litorina que ainda fazia o transporte de passageiros

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1925 a 1991. Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(no dia 12/01/1991) entre Corupá e São Francisco do Sul era uma vergonha: uma plataforma coberta de madeira com um banquinho, caindo aos pedaços. A estação, mesmo, já havia sido demolida e dá a impressão, pelas fotos de 2004, de ser mais afastada em relação à plataforma de madeira. "Da estação original não resta mais nada, nem mesmo algum vestígio da plataforma. Isso eu constatei vasculhando o mato a beira da linha. O que existe mesmo é a caixa d'água, a casa que seria do agente, pertencente a uma fazenda, e diga-se de passagem muito bem conservada e alguns escombros de alicerces que seriam das casas dos ferroviários, conforme me contou a moradora." (J. C. Kuester, 01/2005) O mesmo Kuester esteve lá em 2007: "Como bairro mesmo, é considerado como sendo onde estão as casas mais à margem da rodovia, e como a estação está (estava) afastada da mesma, ficou o nome de estrada da Serenata para a estrada que liga a ferrovia à rodovia do Arroz. Os poucos moradores de lá, falam que moram na "estrada da Serenata". Essa estrada fica no bairro João Pessoa, nome que não é mais usado. Esse nome está caindo no esquecimento, porque em Jaraguá do Sul há um outro bairro com esse nome, e bem populoso, mas onde não passa a ferrovia. E quando se referem aos lados de Guaramirim, onde ficava a estação, falam somente na estrada Brüdental hoje a tal Rodovia do Arroz. Só mesmo as pessoas de mais idade se lembram do nome João Pessoa". O nome 'forte' do local é Dedo Grosso. De fato os antigos conhecem também por João Pessoa, o que dá confusão com o outro local de Jaraguá do Sul mas Dedo Grosso é inequívoco.
(Fontes: J. C. Kuester; Elvis Pfutzenreuter; A Notícia, de Joinville, 1991; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-55; RVPSC: Horário de Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht)
     

Em janeiro de 1991, o aspecto da "estação" de João Pessoa era esse ao lado. Foto do jornal A Notícia, de Joinville, 01/01/1991.

Em 2007, a mesma posição - sem a "estação" de madeira de 1991. Notar ao fundo a igreja, como na foto à esquerda. Foto Jean C. Kuester

A escadaria de uma das casas da vila, em 12/2004. A que distância estaria da parada de madeira usada pela litorina em 1991? Foto J. C. Kuester

A caixa d'água da estação demolida, em 12/2004. Foto J. C. Kuester
   
     
     
Atualização: 19.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.