...
Nereu Ramos
Jaraguá do Sul
Guaramirim
...

IBGE - 1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
...

 
C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
JARAGUÁ DO SUL
Município de Jaraguá do Sul, SC
Linha de S. Francisco - km 77,139 (1936)   SC-0725
Altitude: 30 m   Inauguração: 01.06.1910
Uso atual: museu da Prefeitura (1913)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1943
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Jaraguá foi inaugurada em 1910. Em 1943, ganhou um prédio maior e mais moderno. O prédio mais antigo, no entanto, está de pé até hoje e foi restaurado em 2008. Logo depois passou a se chamar Jaraguá do

ACIMA: A estação de Jaraguá do Sul em 1962 (Acervo Ergon Arno Krepsky).
Sul
. A estação em 2005 estava ocupada por uma academia de boxe, mesmo no estado deplorável em que se encontrava o prédio, já bastante depredado. "Realmente existe uma academia de boxe instalada na estação, mesmo no estado em que ela se encontra. O piso da plataforma totalmente rachado e com buracos devido a passagem constante de um automóvel! Inflitrações de água, forro caindo, vidros e portas quebradas, pichações, muito mato e lixo.

ACIMA: Automotriz que funcionou ligando Jaraguá do Sul a São Francisco até janeiro de 1991, sendo desativada nessa data (Foto Carlos Roberto de Almeida em setembro de 1984). Os trilhos entram entre os prédios para chegar ao pátio da estação, que está ao fundo, sem aparecer (Foto Marília - , Rio Grande, RS, em março de 2009).

Isso sem falar dos mendigos e andarilhos. É uma vergonha! Já o galpão de cargas está ocupado hoje as duas extremidades do prédio. Uma é floricultura e na outra uma loja de de vestuário. A plataforma do galpão também serve como "garagem" do automóvel que passa e danifica a plataforma da estação. No local onde dormiam os mendigos e andarilhos, foi queimado uma boa parte do forro e paredes existe também muito mato e lixo no local. Outra vergonha! Entretanto, existe uma proposta para a recuperação dos dois prédios, que seriam reformados completamente e ocupados pela Biblioteca Pública Municipal, Arquivo Histórico e Museu do Expedicionário
" (J. C. Kuester, 03/2005). Efetivamente, a estação foi restaurada em 2008 pela Prefeitura. De seu uso, no entanto, não fiquei sabendo.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1983. Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Ergon Arno Krepsky; Nilson Rodrigues; J. C. Kuester; Marília -; Acervo Arthur Wischral; revista Panorama, 1956; O Motor Elétrico, 2004; RVPSC: Relatórios anuais , 1918-55; RVPSC: Horário de Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960)
     

A estação antiga, provavelmente nos anos 1910. Foto do livro O Motor Elétrico, 2004

A antiga estação durante a revolução de 1930. Foto de 12/10/1930, cedida por Jean Carlos Kuester

A estação antiga em 1935. Foto Arthur Wischral

A fachada da estação de Jaraguá do Sul, em 1956. Foto da revista Panorama, de 1956.

Plataforma da estação em 1982. Foto cedida por Nilson Rodrigues

A estação em 03/2005. Foto J. C. Kuester

A estação em 03/2005. Foto J. C. Kuester

A estação antiga, ainda de pé e restaurada em 2008. Foto Marilia -, 2009

A estação em 01/2009. Foto Jean C. Kuester
     
Atualização: 29.06.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.