A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Birigüi
Araçatuba
Engenheiro Taveira
...

Tronco NOB - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1994
...
 
E. F. Noroeste do Brasil (1908-1922)
ARAÇATUBA (primeira estação)
Município de Araçatuba, SP
Linha-tronco - km   SP-0932
    Inauguração: 02.12.1908
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908 (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Araçatuba, região de muitos araçás e origem da cidade de hoje, foi inaugurada no final de 1908 e sujeita, durante os sete anos seguintes, a sucessivos ataques dos índios caingangues, que matavam e expulsavam os desbravadores. A primeira, mesmo, chamou-se Machado de Melo e era provisória: um vagão de madeira fixado com uma plataforma à sua frente ao lado dos trilhos. O nome Araçatuba veio depois, mas exatamente quando? Logo depois (quando?) construiu-se a estação de alvenaria. Não consegui descobrir. Somente a partir de 1916 é que

ACIMA: A estação provisória e original de Araçatuba, substituída (quando?) pela primeira estação de alvenaria: era um vagão de madeira com uma plataforma, também de madeira (Câmara Municipal de Araçatuba - data desconhecida).
os índios foram apaziguados na região. A partir de Araçatuba, a linha da Noroeste seguia para o nordeste, passando a costear o rio Tietê até Itapura, onde aí descia para cruzar o rio em Jupiá. Como essa região era altamente insalubre, foi iniciada a construção de uma variante pelo espigão do rio Aguapeí a partir dos anos 20, e quando encontrou Jupiá, esta foi transformada no real prolongamento da linha-tronco, no final dos anos 1930. A estação de Araçatuba teve quatro prédios que a abrigaram: o primeiro deles existiu até 1922 e nesse ano foi substituído, segundo J. H. Bellorio, por outro mais novo e maior em local diferente do original. (Ver também: Araçatuba (segunda estação), Araçatuba (terceira estação) e Araçatuba (quarta estação) )
(Fontes: José H. Bellorio; Folha da Manhã, 11/1/1948; E. F. Noroeste: Relação oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Araçatuba em 1912, Postal cedido por José H. Bellorio

Estação de Araçatuba em 1915. Foto cedida por José H. Bellorio
 
     
     
Atualização: 12.10.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.