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E. F. Noroeste do
Brasil (1922-1963) |
ARAÇATUBA
(segunda estação)
Município de Araçatuba, SP |
Linha-tronco - km 280,225 (1949) |
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SP-0930 |
Altitude: 386,200 m |
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Inauguração: 1922 |
Uso atual: faculdade da 3a idade (2010) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Araçatuba, inaugurada no final de 1908, foi substituída
em 1922 por uma estação nova e maior, em local distinto
do primeiro.
Como já dito na história da estação original,
a partir de Araçatuba a linha da Noroeste seguia para o nordeste,
passando a costear o rio Tietê até Itapura, onde aí
descia para cruzar o rio em Jupiá. Como essa região era altamente
insalubre, foi iniciada a construção de uma variante pelo espigão
do rio Aguapeí a partir dos anos 1920 e, quando encontrou Jupiá,
esta foi transformada no real prolongamento da linha-tronco, no final
dos anos 1930. A linha de Lussanvira a Jupiá do antigo
tronco foi extinta, e de Araçatuba passou a sair o ramal
de Lussanvira, que chegava até essa cidade e era o resto da linha
original.
Segundo J. H. Bellorio, este prédio foi substituído
em 1963 por um mais moderno, próximo ao anterior e a estação
mais antiga foi desativada e demolida.
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Em 2001 abrigava a Faculdade da Terceira Idade.
Araçatuba (primeira estação),
Araçatuba (terceira estação) e Araçatuba
(quarta estação)
ACIMA: Reportagem de 1945 reclama
da obsolescência da segunda estação da cidade.
Esta somente viria a ser substituida em 1963 (Folha da Manhã,
30/12/1945).
ACIMA: Mapa da linha dentro de Araçatuba.
A data não foi identificada, mas é provavelmente da
época da segunda estação (1922-1963).
Reparem na passagem da linha pela cidade. Vem de Birigui em baixo,
numa reta até Vila São Paulo, onde dobra para nordeste
e em Vila Mendonça/Santa Luzia soltava um ramal para o sul
que chegava à pedreira da Noroeste e, deste, outro, que terminava
mais ao sul, no frigorífico de Tião Maia. Esta região
dos ramais/desvios até hoje é ou industrial ou campo.
Depois de dobrar para oeste, passa pela estação e, não
muito depois dela, lança um ramal para Lussanvira, que segue
para noroeste da cidade - hoje seu leito é uma avenida. A linha
principal, por sua vez, seguia paraoeste direto, numa grande reta.
Tudo isso foi arrancado hoje, a nova linha passa ao sul e fora da
cidade (Instituto Geografico e Geologico).
ACIMA: A pedreira da Noroeste e o frigorífico de Tião
Maia. Notar outro sub-ramal que sai do do frigorífico fazendo
uma curva em U e seguindo para local não indicado - as letras
estsão ilegíveis (mesmo mapa).
ACIMA: Antigas oficinas de locomotivas da Noroeste
em Araçatuba. Belo prédio, atualmente utilizado para
outras funções (Foto Silvio Rizzo em 13/7/2016).
(Fontes: Paulo Filomeno; José
H. Bellorio; Marcelo Talamo; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A segunda estação de Araçatuba, ainda ativa
em foto sem data. Cedida por Marcelo Talamo |
A estação, c. 1925. Foto Lozano, acervo Paulo
Filomeno |
Pátio da estação, c. 1925. Acervo Paulo
Filomeno |
Vsta aérea da cidade, estação e pátio
de Araçatuba, 1956. Foto da Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, IBGE, 1960 |
A segunda estação de Araçatuba, em 09/05/2001.
Foto José H. Bellorio |
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Atualização:
26.08.2019
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