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VXY Mogiana em MG
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Guatambu
Araçatuba
Ferdinando Laboriau
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Saída para o ramal de Lussanvira (1908-1962): Engenheiro Taveira
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1994
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E. F. Noroeste do Brasil (1963-1975)
RFFSA (1975-1992)
ARAÇATUBA (terceira estação)
Município de Araçatuba, SP
Linha-tronco - km   SP-0929
Altitude: -   Inauguração: 31.12.1963
Uso atual: nenhum (2019)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1963
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 

A ESTAÇÃO: A segunda estação de Araçatuba, que funcionava desde 1922, foi substituída em 31/12/1963 (cf. placa até hoje afixada no prédio) por uma estação moderna e maior, em local distinto, mas próximo, da estação anterior. Segundo uma notícia de 1962, a estação teria uma área total de 1600 m2, sendo metade ocupado pela corpo da estação. Deveria ser entregue em fevereiro de 1963 (O Estado de S. Paulo, 13/5/1962), mas somente o foi no último dia desse ano.

O projeto foi do arquiteto Luis Soares Villaça. Construção: Valter Ishida Eng. e Const. Ltda.

Nesta altura, o ramal de Lussanvira já estava desativado. Essa nova estação era apreciada pelos ferroviários, mas dividia a cidade em duas e, em 1992, a RFFSA retirou os trilhos da área central da cidade, transferindo a linha para fora dela e construindo uma quarta estação.

Em 2019, discutia-se sua demolição ou não (ver caixa abaixo). "Sob o ponto-de-vista técnico construtiva, a obra marcou a época com sua lage em balanço, sem colunas e um sistema modular com a mesma peça de concreto ao longo de toda a plataforma", afirmou o arquiteto Mauro Rico em 25/3/2019 ao jornal local Regional Press. O prédio ficava na avenida Rangel Pestana. Esta avenida e a sua continuação, chamada de Araçás, foram abertas no antigo trecho de linha que cortava Araçatuba entre 1963 e 1992.

(Ver também: Araçatuba (primeira estação), Araçatuba (segunda estação) e Araçatuba (quarta estação))


ACIMA: Pátio da estação de Araçatuba - anos 1960-70? Já era a terceira estação (Foto Angelo Cardoso).

ACIMA: Breve historia de Araçatuba em 1978 (O Estado de S. Paulo, 6/12/1978.

1982
Os trilhos continuavam no centro da cidade. Até quando? (O Estado de S. Paulo, 107/03/19812

ACIMA: Plataforma de embarque da terceira estação, na época em que se discutia a demolição do prédio ou não em abril de 2019 (Foto Thiago Francisco Silva Trentin).

ACIMA: Plataforma de embarque da terceira estação, na época em que se discutia a demolição do prédio ou não em abril de 2019. A rua é a avenida Rngel Pestana, As três barras amarelas foram inseridas na foto pelo fotógrafo, para indicar desplacamento de concreto no teto. (Foto Thiago Francisco Silva Trentin).

(Fontes: J. H. Bellorio; Angelo Cardoso; E. F. Noroeste do Brasil: relatórios anuais; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

O pátio da estação, em 1978. Foto J. H. Bellorio

Plataforma da estação em 1979. Foto J. H. Bellorio

Saguão da estação, em 1979. Foto J. H. Bellorio

Fachada da estação, em 1979. Foto J. H. Bellorio

Carregamento no pátio da estação, em 1986. Foto J. H. Bellorio

Plataformas vazias, o asfalto no lugar dos trilhos, em 15/05/2001. Foto J. H. Bellorio

Fachada da estação, em 15/05/2001. Foto J. H. Bellorio
   
     
Atualização: 19.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.