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E. F. Noroeste do
Brasil (1963-1975)
RFFSA (1975-1992) |
ARAÇATUBA
(terceira estação)
Município de Araçatuba, SP |
Linha-tronco - km |
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SP-0929 |
Altitude: - |
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Inauguração: 31.12.1963 |
Uso atual: nenhum (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1963 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A segunda estação de Araçatuba,
que funcionava desde 1922, foi substituída em 31/12/1963 (cf. placa até hoje afixada no prédio)
por uma estação moderna e maior, em local distinto,
mas próximo, da estação anterior. Segundo uma notícia de 1962, a estação teria uma área total de 1600 m2, sendo metade ocupado pela corpo da estação. Deveria ser entregue em fevereiro de 1963 (O Estado de S. Paulo, 13/5/1962), mas somente o foi no último dia desse ano.
O projeto foi do arquiteto Luis Soares Villaça. Construção:
Valter Ishida Eng. e Const. Ltda.
Nesta altura, o ramal de Lussanvira já estava desativado.
Essa nova estação era apreciada pelos ferroviários,
mas dividia a cidade em duas e, em 1992, a RFFSA retirou os trilhos
da área central da cidade, transferindo a linha para fora
dela e construindo uma quarta estação.
Em 2019, discutia-se sua demolição ou não (ver caixa abaixo). "Sob o ponto-de-vista técnico construtiva, a obra marcou a época com sua lage em balanço, sem colunas e um sistema modular com a mesma peça de concreto ao longo de toda a plataforma", afirmou o arquiteto Mauro Rico em 25/3/2019 ao jornal local Regional Press. O prédio ficava na avenida Rangel Pestana.
Esta avenida e a sua continuação, chamada de Araçás, foram abertas no antigo trecho de linha que cortava Araçatuba entre 1963 e 1992.
(Ver também: Araçatuba
(primeira estação), Araçatuba
(segunda estação) e Araçatuba
(quarta estação))
ACIMA: Pátio da estação
de Araçatuba - anos 1960-70? Já era a terceira estação (Foto Angelo Cardoso).
ACIMA: Breve historia de Araçatuba
em 1978 (O Estado de S. Paulo, 6/12/1978.
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1982
Os trilhos continuavam no centro da cidade. Até quando? (O Estado de S. Paulo, 107/03/19812 |
ACIMA: Plataforma de embarque da terceira estação, na época em que se discutia a demolição do prédio ou não em abril de 2019 (Foto Thiago Francisco Silva Trentin).
ACIMA: Plataforma de embarque da terceira estação, na época em que se discutia a demolição do prédio ou não em abril de 2019. A rua é a avenida Rngel Pestana, As três barras amarelas foram inseridas na foto pelo fotógrafo, para indicar desplacamento de concreto no teto. (Foto Thiago Francisco Silva Trentin).
(Fontes: J. H. Bellorio; Angelo
Cardoso; E. F. Noroeste do Brasil: relatórios anuais; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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O pátio da estação, em 1978. Foto J. H.
Bellorio |
Plataforma da estação em 1979. Foto J. H. Bellorio |
Saguão da estação, em 1979. Foto J. H.
Bellorio |
Fachada da estação, em 1979. Foto J. H. Bellorio
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Carregamento no pátio da estação, em 1986.
Foto J. H. Bellorio |
Plataformas vazias, o asfalto no lugar dos trilhos, em 15/05/2001.
Foto J. H. Bellorio |
Fachada da estação, em 15/05/2001. Foto J. H.
Bellorio |
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Atualização:
19.12.2021
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