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Júlio Prestes
Barra Funda-Fepasa
Lapa-EFS ou Água
Branca
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SPR-1935
Tronco EFS-1935
Guia SP-1995
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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FEPASA (1988-1998)
CPTM (1998- ) |
BARRA
FUNDA-FEPASA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco da ex-EFS - km |
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SP-3546 |
Linha-tronco da ex-SPR - km |
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Inauguração: 05.11.1988 |
Uso atual: estação de metrô
e de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
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A ESTAÇÃO: A estação da
Barra Funda da Fepasa foi inaugurada em 1988, substituindo
as estações de mesmo nome da antiga Sorocabana (que
foi demolida em 1977, quando a estaçãoe substituída por outra no mesmo local, já no estilo das estações da linha de suburbios Julio Prestes-Carapicuiba, abertas todas na mesma época, e da continuação, de Carapicuíba a Itapevi, abertas cerca de cinco anos mais tarde) e da SPR/EFSJ (que foi mantida de pé e abandonada,
depois depredada).
Foi
erigida próxima às duas para atender aos trens metropolitanos
da FEPASA e da CBTU, na época, e a partir de 1994 passou a
atender a CPTM, que substituiu as duas operadoras anteriores em termos de
trens metropolitanos.
Outra função da estação Barra Funda da Fepasa foi atender à linha do metrô
que chegou a essa estação exatamente no dia de sua inauguração,
como estação terminal, neste caso. E ainda atendia,
numa outra plataforma, aos trens de longa distância que percorriam
as antigas linhas da EFS e da Paulista, na época da Fepasa,
e que se dirigiam ao interior.
A partir de 1996, passou a ser estação
inicial das linhas e não mais a Luz, até que
os trens fossem extintos em 1999, retornando alguns meses depois, mas
partindo já de Campinas e não mais da Capital.
Hoje, como dito, a estação atende à CPTM e ao
metrô.
SOBRE
A DATA EXATA DE FUNCIONAMENTO DOS TRENS DA FEPASA NA ESTAÇÃO
ATUAL DA BARRA FUNDA A PARTIR DE 1988, LEIA AQUI.
(Veja
também BARRA FUNDA-SOROCABANA e BARRA FUNDA-SPR/EFSJ)
ACIMA:
Trem de passageiros da FEPASA aguardando saída para Presidente
Epitácio, em 29 de dezembro de 1992. Ele está na plataforma
4, até hoje não usada desde que os trens acabaram em
janeiro de 1999 (Foto Carlos Roberto de Almeida).
ACIMA: (CLIQUE
NA FOTO PARA AMPLIAR) Estação da Barra Funda em abril
de 2010. A plataforma em primeiro plano é a de embarque da
linha 7 e a em segundo plano, da linha 8. Existe ainda a plataforma
da linha do metrô e a de embarque da FEPASA que não é
utilizada desde o início de 1999 (Foto Alexandre Linhares Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Carlos R. Almeida; Alexandre Linhares Giesbrecht; Eric Mantuan
Camargo; Adriano Martins; Nick Lawford; Veja em São Paulo,
1987; Folha de S. Paulo, 1999; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1875-1969; Guia SP. 1995; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação atual da CPTM em construção,
em 1987 - Revista Veja em São Paulo |
Em 1996, loco saindo da plataforma da estação
da Barra Funda. Foto Nick Lawford |
Um dos últimos trens de passageiros sai da plataforma
da estação da Barra Funda para a Alta Sorocabana.
Foto da "Folha de S. Paulo" de 17/01/1999 |
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Atualização:
27.09.2019
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