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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Martins Costa
Morsing
Santana da Barra
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1996)
MORSING
Município de Mendes, RJ
Linha do Centro - km 98,267 (1928)   RJ-1437
x   Inauguração: 01.05.1894
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Morsing foi aberta em 1894. O nome homenageia Carlos Morsing, chefe de seção da ferrovia em 1870. O prédio construído em 1914 quando da duplicação da linha na serra foi substituído por um terceiro, provavelmente nos anos 1940, quando da eletrificação e pelo seu estilo. A estação fechou para passageiros nos anos 1990, quando o trem Barrinha deixou de funcionar em 1996. Em 2010, serve como moradia.

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1894 até 1996. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias Levi).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Manuel Monachesi; José Emilio Buzelin; Carlos Latuff; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Desenho do prédio para Morsing, em 1914, quando da duplicação da linha na serra. Cedido por José E. Buzelin

A estação de Morsing no dia da inauguração do novo prédio em 1914. Acervo Manoel Monachesi

A estação atual de Morsing em 1999. Foto José Emílio Buzelin

A estação em 05/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 2/2010. Foto Jorge A. Ferreira
 
     
Atualização: 14.11.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.