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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Linha do Centro:
Vieira Cortez
Paraíba do Sul
Barão de Angra
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Linha Auxiliar:
Inema
Paraíba do Sul
Barão de Angra
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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E. F. Dom Pedro II (1867-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
PARAÍBA DO SUL
Município de Paraíba do Sul, RJ
Linha do Centro - km 187,231 (1937)   RJ-1442
Altitude: 278,883 m   Inauguração: 11.08.1867
Uso atual: museu ferroviário   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Paraíba do Sul foi inaugurada em 1867, numa cidade já quase bicentenária, à época. Ali se juntavam a Linha do Centro e a Linha Auxiliar, que corriam lado a lado até Três Rios.

O prédio que hoje ali existe não é a estação original de 1867. Este prédio era mais simples, sem o grande luxo de muitas estações da Dom Pedro II da mesma época. Ele pode ser visto ao pé desta página.

De fato, a estação atual tem belo dístico estilizado onde está escrito "1913 - EFCB", data da construção da plataforma e também do prédio.

Os trens de passageiros por ali desapareceram há muito, mas em 27/09/2003 foi ativada uma linha turística com locomotiva a vapor utilizando-se os trilhos abandonados, entre Cavaru e Paraíba do Sul. Foram feitas inclusive algumas reformas próximo à estação de Paraíba do Sul para permitir a passagem do trem sem atrapalhar a estrada de rodagem.

Um museu ferroviário foi inaugurado no mesmo dia no prédio da estação (Jorge Ferreira, 2004). Depois de problemas na linha que causaram a interrupção do trem durante parte de 2004 e de 2005, ele voltou a circular. Em 2010, ele já não funcionava mais e em setembro de 2012, quando lá estive pela primeira vez, ele continuava "encostado". A locomotiva havia sido levada para ser consertada em Barão de Angra.

ACIMA: Passageiros à espera do trem na plataforma da estação: provavelmente anos 1930 (Acervo Paraiba do Sul Agora).

ACIMA: Congresso de Vias de Transporte. Participantes posam na plataforma da estação de Parahyba do Sul (O Malho, 18/12/1909). ABAIXO: Passagem inferior sob a estação, em fotografia de 30/9/2012 (Foto Ralph M. Giesbrecht).



ACIMA: Vista aérea de Paraíba do Sul, em foto publicada em 1944. A cidade, muitíssimo menor do que é hoje (2009), ainda tinha como limites o rio Paraíba e a linha da Central do Brasil (esquerda, seguindo para baixo na foto e acompanhando então o rio). A linha Auxiliar fazia uma curva de 90 graus depois da estação e cruzava o rio na ponte mais abaixo na foto. A estação está entre o centro e o limite esquerdo da foto, ao lado esquerdo da linha da Central e à direita da Auxiliar, antes de elas se separarem (Foto Aviação Militar, reproduzida da Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1944, p. 8F). ABAIXO: Fotos comparativas: 1922 e 2010 (Foto de 1922: "Centenário da Independência do Brasil" de Clodomiro Vasconcelos. Autor da foto: Daniel Ribeiro. Acervo Luiz Francisco Moniz Figueira. Foto de 2010: Jorge A. Ferreira)

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1867 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte, que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968. Paravam também trens da linha Auxiliar (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Jorge A. Ferreira; Hugo Caramuru; Carlos Latuff; Coaraci Camargo; Daniel Ribeiro; Vicente Bertone; Acervo Luiz Francisco Moniz Figueira; Museu de Paraíba do Sul; O Malho, 1909; Paraiba do Sul Agora; Clodomiro Vasconcelos: Centenário da Independência do Brasil", 1922; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1944; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação original de Paraíba do Sul em 5/6/1904. Foto Vicente Bertone

A estação, sem data. Acervo do museu da cidade, hoje na antiga estação

A estação em 1987. Foto Hugo Caramuru

A estação de Paraíba do Sul, em 02/2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Paraíba do Sul, em 02/2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Paraíba do Sul, em 2002, com pintura nova. Foto Jorge Alves Ferreira

Festa em Paraíba do Sul, em 27/09/2003. O trem voltou entre a estação e Cavaru. Nesse dia, a estação reformada teve de volta...

... o movimento de antigamente. Em primeiro plano, a linha do Centro. Com a locomotiva, a antiga linha Auxiliar. Fotos Carlos Latuff

A fachada da estação em 2005. Foto Jorge A. Ferreira

A estação vista da passagem de nível. Foto Ralph M. Giesbrecht, 30/10/2012
   
     
Atualização: 11.04.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.