A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Atilio Vivacqua
Herminio Soares
Cachoeiro do Itapemirim
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
HERMINIO SOARES
Município de Cachoeiro do Itapemirim, ES
Linha do Litoral - km 469,731 (1960)   RJ-4417
Altitude: 163 m   Inauguração: n/d
Uso atual: moradia e oficina mecânica (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: Esta estação não tem data de inauguração conhecida por mim. O nome original dela era Santa Teresa: "Originalmente a estação se chamava Santa Teresa, posteriormente em homenagem à mãe de quem doou o terreno onde foi construída a capela local, rebatizaram a estação de Hermínia Soares (na estação está grafado assim), mas, segundo a minha tia, não se podia dar nomes de mulheres a estações e paradas, então oficialmente ficou Hermínio Soares. Hoje serve de moradia/oficina mecânica" (Nelson Mattos, 26/7/2011). Segundo Cristiano Boreli, ela ainda estava de pé e servindo de moradia em 2010. Era uma parada (PT) em 1960.

TRENS - A parada não constava nos guias de horários. Ao lado, o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em local desconhecido talvez anos 1930. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1960 e 1984 (Guias Levi).
(Fontes: Cristiano Boreli; Nelson Mattos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 2010; Foto Cristiano Borelli

A estação em julho de 2011. Foto Nelson Mattos

A estação em julho de 2011. Foto Nelson Mattos
 
     
Atualização: 17.05.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.