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VXY Mogiana em MG
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Pedro Taques
Vila Balneária
Balneário Flórida
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ramal de Juquiá-1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Sorocabana (1928-1971)
FEPASA (1971-1998)
VILA BALNEÁRIA
Município de Praia Grande, SP
Ramal de Juquiá - km 30,508 (1934)   SP-2974
Altitude: 3 m   Inauguração: 07.02.1928
Uso atual: moradia (2011)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1928?
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: Inaugurada, já pela Sorocabana, em 1928, como "parada Villa Balnearia", construída e doada à ferrovia pela "Cia. de Melhoramentos de Villa Balnearia", recebendo a quilometragem original de 30,508.

Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria B (*). A estação foi fechada ainda nos anos 1970.

Ficava em 2008 ao lado da SP-55, no seu km 296. O prédio parece ser ainda o original de 1928 (não há certeza), embora haja completo abandono por fora - o prédio, em si, ainda estava servindo como moradia em 2011.

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de poço

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os postos onde havia somente serviço de trens, emissão de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens, encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia das estações collateraes respectivas
".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Nilson Rodrigues; Antonius__; Michael Williams; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação - sem data. Cessão Nilson Rodrigues

A estação em 18/02/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A estação em 1/2011. Foto Antonius
     
     
Atualização: 02.08.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.