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E. F. Sorocabana
(1928-1971)
FEPASA (1971-1998) |
VILA
BALNEÁRIA
Município de Praia Grande, SP |
Ramal de Juquiá - km 30,508 (1934) |
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SP-2974 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 07.02.1928 |
Uso atual: moradia (2011) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928? |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando
porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens
de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do
porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras
caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte
foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha,
que o mato cobriu rapidamente. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada, já
pela Sorocabana, em 1928, como "parada Villa Balnearia", construída
e doada à ferrovia pela "Cia. de Melhoramentos de Villa Balnearia", recebendo a quilometragem
original de 30,508.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico
de categoria B (*). A estação foi fechada ainda nos anos 1970.
Ficava em 2008 ao lado da SP-55, no seu km 296.
O prédio parece ser ainda o original de 1928 (não há
certeza), embora haja completo abandono por fora - o prédio,
em si, ainda estava servindo como moradia em 2011.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de poço
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1913 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os
postos onde havia somente serviço de trens, emissão
de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens,
encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia
das estações collateraes respectivas".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Nilson Rodrigues; Antonius__;
Michael Williams; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-69;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação - sem data. Cessão Nilson Rodrigues |
A estação em 18/02/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação em 1/2011. Foto Antonius |
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Atualização:
02.08.2018
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