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VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
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RMV - Linha da Barra
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Imbuzeiro
Santa Rita do Jacutinga
Santa Isabel do Rio Preto
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Entroncamento do ramal de Jacutinga (EFCB):
Barbosa Gonçalves
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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V. F. Sapucaí (1893-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1970)

SANTA RITA DO JACUTINGA
- RMV
Município de Santa Rita do Jacutinga, MG
Linha da Barra - km 286,804 (1960)   MG-4537
Altitude: 540 m   Inauguração: 15.01.1893
Uso atual: confecção (RMV)
estação rodoviária (EFCB)
  sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1924 (da EFCB)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: Em Santa Rita do Jacutinga, até os anos 1940 apenas Santa Rita, havia, pelo menos a partir de 1924, e até a desativação

ACIMA e ABAIXO: Duas fotografias atuais (novembro de 2010) da ponte ferroviária sobre o rio Preto, que divide o Rio de Janeiro de Minas Gerais (Fotos Eliane Batagni).

das linhas em 1970, duas estações: a mais antiga e mais simples, inaugurada em 1893, era da Linha da Barra, da Rede Mineira de Viação; a mais nova - de 1918, justamente - da Linha Auxiliar (Rede de Viação Fluminense) - da EFCB. Na verdade, o prédio atual da antiga Central foi inaugurado em maio de 1924 por Carvalho Araújo, diretor da ferrovia. Haveria outro antes ou a Central estava utilizando as instalações da Sul-Mineira (ainda não era RMV) na época? Os dois prédios, que distam cerca de 50 metros um do outro, ainda existem por ali. Município criado em 1943, Santa Rita do

AO LADO: Reportagem de 1962 cita a revolta da população que crescia desde a retirada dos trilhos da RMV que levavam a Barra Mansa, fato que ocorrera em 1961. Agora, a cidade só podia ser atingida por trem desde Soledade, na linha Cruzeiro-Varginha, ou dando a volta por Vassouras e Valença, embarcando na outra estação a 100 metros da da RMV, da Central do Brasil. Dois dias depois, outra reportagem no mesmo jornal denunciava a ameaça de destruição da estação caso o trem não voltasse (Folha de S. Paulo, 1/3/1962).
Jacutinga, que tinha duas linhas férreas, hoje não tem nenhuma, e os dois acessos rodoviários para ela permaneceram sem pavimentação até por volta de 2008. Hoje é possível chegar por asfalto a ela vindo de Minas. Após a cidade, os 6 km que a ligam com o Estado do Rio, cruzando o rio Preto, seguem sendo em terra.

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Veja também SANTA RITA DO JACUTINGA - EFCB)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Eliane Batagni; Marco Antonio Silvestre; Ronan P. Amaral; Jorge A. Ferreira; acervo Museu Ferroviário de Valença; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Folha de S. Paulo, 1962; Brazil Ferrocarril nro. 349, 5/6/1924, p. 638)
     

Estação da RMV, em 2002, uma confecção. Foto Ronan P. Amaral

Estação da RMV, em 2002. Foto Ronan P. Amaral

A estação da RMV em 29/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 02.02.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.