Estado do Rio de Janeiro
E. F. Central do Brasil - E. F. Rio de Ouro


HISTÓRICO DAS LINHAS: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (1922) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil em 1928, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.

RAMAL DE JACERUBA: O ramal de São Pedro, posteriormente Ramal de Jaceruba, foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de São Pedro (Jaceruba). Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em 1970. Foi a última linha da Rio de Ouro a fechar.

RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.

RAMAL DE TINGUÁ: O ramal do Tinguá foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de José Bulhões (Cava) e seguia até a localidade de Tinguá. Passou a transportar passageiros e fechou suas linhas em 1964.

VER DIAGRAMA DAS LINHAS NO PÉ DESTA PÁGINA

As estações relacionadas abaixo eram atendidas pela linha em 1951   As estações relacionadas abaixo eram atendidas pela linha original até 1922
Francisco Sá   Caju
  São Francisco
Triagem   Rua Bella
  Bemfica
Vieira Fazenda   Alegria
Maria da Graça   Praia Pequena
Del Castilho Venda Grande
Del Castilho
Inhaúma   Capão do Bispo
  Botafogo
  José dos Reis
Engenho da Rainha   Henrique Scheid
  Pilares
 
Engenho do Mato << <<
Vicente de Carvalho    
Irajá    
Colégio    
Coelho Neto    
Acari    
Pavuna    
Vila Rosali    
Agostinho Porto    
Coelho da Rocha    
Belford Roxo >> Saída dos ramais de Jaceruba e de Xerém  
Ramal de Jaceruba Ramal de Xerém  
Belford Roxo Belford Roxo  
Areia Branca Aurora  
Heliópolis Baby  
Itaipu Km 37  
Miguel Couto Ponte do Iguaçu  
Cava Ramal de Tinguá: Km 43  
São Bernardino
Iguaçu
Barreira
Tinguá
Cachoeiras Lamarão  
Adrianópolis João Pinto  
Rio do Ouro Ramal da Represa: Xerém  
Represa
Santo Antonio    
Saudade    
Jaceruba    

ACIMA: Mapa da E. F. Rio de Ouro - ferrovia original, modificações posteriores e ramais - CLIQUE SOBRE O DESENHO PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Diagramação Eduardo P. Moreira).
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.